Inversor do carro 12-220V

Pin
Send
Share
Send

Cerca de seis meses atrás eu comprei um carro. Não vou descrever todas as modernizações feitas para aprimorá-lo; vou me concentrar apenas em uma. Este é um inversor de 12-220V para alimentar eletrônicos de consumo da rede a bordo do carro.
É claro que alguém poderia comprá-lo em uma loja por US $ 25 a 30, mas o poder deles era embaraçoso. Para alimentar até um laptop, uma corrente com 0,5-1 amperes, que a maioria dos inversores de automóveis fornece, claramente não é suficiente.
Escolha do conceito.
Por minha natureza, sou uma pessoa preguiçosa, então decidi não "reinventar a roda", mas pesquisar na Internet por projetos semelhantes e adaptar o esquema de um deles para o meu ofício. O tempo estava acabando, então a prioridade era a simplicidade e a falta de peças caras.

Em um dos fóruns, um circuito simples foi escolhido no controlador PWM comum TL494. A desvantagem desse circuito é que ele recebe uma tensão retangular de 220 V na saída, mas isso não é crítico para a comutação de circuitos de fonte de alimentação.
Seleção de peças.
O circuito foi escolhido porque quase todos os detalhes poderiam ser obtidos de uma fonte de alimentação de computador. Para mim, foi muito crítico, porque a loja especializada mais próxima fica a mais de 150 km.

Capacitores de saída, resistores e o microcircuito foram soldados a partir de um par de fontes de alimentação com defeito de 250 e 350 W.
A dificuldade surgiu apenas com diodos de alta frequência para converter a tensão na saída do transformador de expansão, mas aqui os estoques antigos me salvaram. Características KD2999V Fiquei bastante satisfeito.
Montagem do dispositivo acabado.
Eu tive que montar o dispositivo algumas horas depois do trabalho, porque uma longa viagem estava planejada.
Como o tempo era muito limitado, simplesmente não procurei materiais e ferramentas adicionais. Eu usei apenas o que estava à mão. Mais uma vez, devido à velocidade, não usei as amostras de placas de circuito impresso fornecidas nos fóruns. Em 30 minutos, uma placa de circuito impresso foi desenvolvida em um pedaço de papel e seu desenho foi transferido para textolite.
Usando um bisturi, uma das camadas da folha foi removida. Na camada restante, sulcos profundos foram desenhados ao longo das linhas desenhadas. Usando uma pinça curva, acabou sendo o mais conveniente, os sulcos foram aprofundados até uma camada de corrente não condutora. Em locais onde as peças foram instaladas com um furador, ele não apareceu na foto, foram feitos buracos.

Comecei a montagem com a instalação de um transformador, usado para abaixar um dos blocos, ele foi simplesmente virado e, em vez de diminuir a tensão de 400 V para 12 V, aumentou de 12 V para 268 V. Ao substituir os resistores R3 e o capacitor C1, foi possível reduzir a tensão de saída para 220 V, mas outras experiências mostraram que isso não deve ser feito.
Após o transformador, para reduzir o tamanho, instalei as peças restantes.

Transistores de efeito de campo, foi decidido colocar entradas alongadas, para que sejam mais fáceis de conectar ao radiador de resfriamento.

Como resultado, temos esse dispositivo:

Apenas o toque final permanece - o suporte do radiador. Existem 4 orifícios na placa, embora existam apenas 3 parafusos autorroscantes, apenas durante o processo de montagem, foi decidido alterar ligeiramente a posição do radiador para uma melhor aparência. Após a compilação final, foi o que aconteceu:
Testes
Não havia tempo para testar especificamente o dispositivo, ele era simplesmente conectado à bateria a partir de uma fonte de alimentação ininterrupta. A saída foi conectada a uma carga na forma de uma lâmpada de 30 W. Depois que pegou fogo, o dispositivo foi simplesmente abandonado em uma mochila e eu fiz uma viagem de negócios por 2 semanas.
Por 2 semanas, o dispositivo nunca falhou. Vários dispositivos foram alimentados a partir dele. Quando medida com um multímetro, a corrente máxima obtida atingiu 2,7 A.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: 220 volts no carro - Inversor 12v p 220v (Abril 2024).