Alinhamento da roda - dedo do pé

Pin
Send
Share
Send

Se você notar que o carro se afasta para o lado sem motivo aparente, ou os pneus nas rodas dianteiras se desgastam de maneira desigual - é hora de verificar a curvatura - na ponta dos pés. Os motoristas modernos estão acostumados a fazer tudo em um serviço de carro. Felizmente, a cada 500 metros, você pode ver os sinais: "curvatura 3D".
Um serviço caro é realmente necessário ou você mesmo pode concluir esse procedimento?
  • Um suporte para verificar e instalar os ângulos das rodas certamente simplifica o próprio processo. O carro fica estritamente horizontal, as rodas dianteiras estão localizadas em discos rotativos. Além disso, graças ao sistema de medição a laser, a precisão é bastante alta. Não há necessidade de se aprofundar nas mesas de canto e experimentá-las em seu carro, as informações estão nos bancos de dados. Este é um lado positivo.
  • Por outro lado, apesar de toda essa eletrônica e "sistemas de orientação a laser", as porcas são torcidas por um mecânico comum. Qualificações frequentemente duvidosas. Portanto, o erro é determinado não pelo custo do equipamento, mas pela franqueza (ou curvatura) das mãos de um mecânico de automóveis.
    Todo esse equipamento é projetado para acelerar o processo e sua comercialização. Se o alinhamento dos suportes no suporte não demorar mais de 30 minutos, em uma garagem você poderá passar várias horas. E se você não tem um buraco, o processo dura ainda mais.
    Quanto à precisão das medições - as paredes das casas, construídas de acordo com o nível da água e a prumo, não são mais curvas que os edifícios modernos que foram medidos pelo nível do laser.

Nossos pais e avós não ouviram nada sobre as arquibancadas complicadas; a fila no serviço de carros não era menor do que no mausoléu de Lenin. No entanto, os carros dirigiram sem problemas e os pneus se desgastaram de maneira uniforme (levando em conta o déficit - os pneus foram cuidados, como a menina de um olho).

Como isso foi feito?


Nas "Instruções de manutenção" do carro, entre outros parâmetros, existem ângulos de curvatura, dedo do pé e mamona. Você não tem esse livro? Tudo bem! Os revendedores de automóveis acreditam que o proprietário tem o direito apenas de girar o volante e mudar de marcha. O resto deve ser feito por um serviço autorizado e pelo seu dinheiro. Portanto, apenas as "Instruções de operação" estão anexadas ao novo carro. No qual é descrito em detalhes como alternar os canais de rádio no seu sistema multimídia e ligar o aquecimento do assento.
Se você tentar, poderá encontrar informações sobre qualquer marca de carro. Para começar, vamos definir a terminologia:
  • Camber - o ângulo de desvio do plano da roda em relação à vertical. Ou seja, as rodas são uma "casa" ou um "barco".
  • Convergência - o ângulo de desvio do plano da roda em relação ao eixo longitudinal do carro. As rodas podem ser ajustadas estritamente ao longo do eixo, ou entre as bordas da frente a distância é menor que entre a traseira. As rodas parecem estar olhando para um ponto no horizonte.
  • Castor - o ângulo de desvio do eixo de rotação da vertical. O eixo geralmente é inclinado para trás. Esta opção não está definida em casa.

Configuração de curvatura


Tendo obtido esses indicadores (em graus), os traduzimos em milímetros. Para fazer isso, desenhe um triângulo imaginário (veja a ilustração).

O ângulo da curvatura é conhecido, o diâmetro do disco também. O desvio da curvatura em mm é calculado de acordo com o curso de geometria da escola. O valor resultante é a diferença na distância das bordas inferior e superior do disco em relação à vertical. É fácil instalar a vertical: penduramos uma linha de prumo na asa.

E meça o desvio. O ajuste em cada veículo é diferente. Como regra, os eixos do braço de suspensão são fixados com parafusos excêntricos. Mas isso já é uma questão técnica: o principal é entender o princípio.

Convergência


Aqui o procedimento é muito mais complicado. Primeiro, prepare a superfície sob as rodas dianteiras. Eles devem virar com relativa facilidade. Como não há suportes rotativos na garagem, manchamos o chão (você pode colocar pedaços de linóleo velho) com água e sabão.

E batemos nas rodas dianteiras em uma área escorregadia. Então você precisa travar o volante na posição "reta". Isso pode ser feito usando uma prancha longa e um nível.

Puxamos a linha de pesca ao longo dos centros dos centros. Deve estar à mesma distância dos centros das rodas dianteiras e traseiras.

A diferença de distância da linha de pesca até a borda frontal ou traseira do disco é calculada, bem como para a curvatura. Claro, não em graus, mas em milímetros. Gire cuidadosamente a embreagem do dedo do pé (em diferentes modelos de carros - o design pode ser diferente).

E alcançamos o ângulo de instalação correto. O procedimento deve ser repetido várias vezes, verificando as distâncias nas duas bordas. Ao girar o volante, as duas distâncias mudam.

Da mesma forma, defina o dedo do pé da segunda roda.

A precisão da instalação dos ângulos depende apenas da sua precisão e paciência. Depois de terminar o trabalho, seu humilde servo dirigiu-se a um amigo, no serviço (onde há um suporte 3D). Cantos testados - tudo acabou dentro das tolerâncias de fábrica.

Conclusão:


Se você tiver um local e horário para o carro de autoatendimento, poderá economizar em operações básicas.

Pin
Send
Share
Send