Estabilizador paramétrico no diodo transistor e zener

Pin
Send
Share
Send

Como você sabe, nem um único dispositivo eletrônico funciona sem uma fonte de energia adequada. No caso mais simples, um transformador convencional e uma ponte de diodos (retificador) com um capacitor de suavização podem atuar como fonte de energia. No entanto, nem sempre é possível ter um transformador para a tensão desejada. E ainda mais, essa fonte de energia não pode ser chamada de estabilizada, porque a tensão na sua saída dependerá da tensão na rede.
Uma opção para resolver esses dois problemas é usar estabilizadores prontos para uso, por exemplo, 78L05, 78L12. Eles são convenientes de usar, mas, novamente, nem sempre estão à mão. Outra opção é usar um estabilizador paramétrico em um diodo zener e transistor. Seu circuito é mostrado abaixo.

Circuito estabilizador


VD1-VD4 neste diagrama é uma ponte de diodo convencional que converte a tensão alternada de um transformador em direta. O capacitor C1 suaviza a ondulação da tensão, transformando a tensão de pulsante em constante. Paralelamente a esse capacitor, vale a pena colocar um filme ou capacitor de cerâmica de pequena capacidade para filtrar pulsações de alta frequência, porque Em alta frequência, o capacitor eletrolítico faz um mau trabalho. Os capacitores eletrolíticos C2 e C3 neste circuito têm o mesmo objetivo - suavizando qualquer ondulação. A corrente R1 - VD5 serve para formar uma tensão estabilizada, o resistor R1 nele define a corrente de estabilização do diodo zener. Carga do resistor R2. O transistor neste circuito absorve toda a diferença entre a tensão de entrada e saída, portanto, uma quantidade decente de calor é dissipada nele. Este circuito não se destina a conectar uma carga poderosa, mas, no entanto, o transistor deve ser parafusado ao radiador usando pasta condutora de calor.
A tensão na saída do circuito depende da escolha do diodo zener e do valor dos resistores. A tabela abaixo mostra as classificações dos elementos para o recebimento de 5, 6, 9, 12, 15 volts na saída.

Em vez do transistor KT829A, você pode usar análogos importados, por exemplo, TIP41 ou BDX53. É permitido instalar uma ponte de diodos em qualquer uma que seja adequada para corrente e tensão. Além disso, você pode montá-lo a partir de diodos separados. Assim, ao usar um mínimo de peças, é obtido um estabilizador de tensão viável, a partir do qual outros dispositivos eletrônicos que consomem uma pequena corrente podem ser alimentados.

Foto do estabilizador que eu coletei:


Placa do dispositivo

schema.zip 3.05 Kb (downloads: 206)

Postado por Dmitry S.

Pin
Send
Share
Send