Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
O design simples e funcional da broca, apresentado pelo autor do vídeo, é capaz de competir com uma ferramenta profissional. As características são quase as mesmas e, dentre as vantagens, é possível destacar a total autonomia do instrumento devido às baterias embutidas. Bem, é claro, o preço baixo, porque uma broca profissional custará muito mais do que o nosso produto caseiro.
Com ele, você pode perfurar praticamente qualquer material: madeira, madeira compensada, painéis de fibras, MDF, plásticos, compósitos e até metais macios (para materiais duros será bastante fraco). Ela pode afiar uma ferramenta de corte, cortar, gravar, moer, em geral, tudo o que geralmente é feito com uma broca. Como fazer isso? Vamos ver
Como isso funciona?
A base do dispositivo é um motor CC sem escova de 12 V. Seu corpo tem a forma cilíndrica correta, combinando o diâmetro com o tamanho interno de um tubo de PVC de 2 polegadas para o trabalho de esgoto. O motor é alimentado por duas baterias de polímero de lítio de 2200 mA com uma voltagem total de 7,4 V.
Coletamos materiais e ferramentas
Dos materiais que precisamos:
- Motor CC a 12 V;
- Mandril de pinça para broca, diâmetro de trabalho - 3 mm;
- Um pedaço de cano de esgoto tubo de 32 mm;
- Duas baterias de polímero de lítio;
- Interruptor de botão;
- Um pouco de acrílico para bujões;
- Vários fios de cobre com solda, lixa.
Ferramentas: ferro de solda, serra, chave de fenda, bico de fresar para perfurar círculos externos, chave de fenda, faca de pintura, fita isolante e supercola. Para marcar, precisamos de uma fita métrica e um lápis.
Fazemos uma broca - uma master class passo a passo
Mandril do motor e pinça
O motor DC da nossa broca é realmente muito barato. No Aliexpress, pode ser encontrado por apenas 300 rublos. Enquanto isso, consome 1,4 A, o que significa que sua potência será igual a 16,8 W. Isso é o suficiente para essa técnica, uma vez que o motor é capaz de acelerar para 23.000 rpm.
O eixo do motor tem 3 mm de diâmetro e é necessário selecionar um mandril de pinça. É fixado ao eixo com um parafuso de chave sextavada. A pinça é presa com uma chave de boca e a tampa do próprio cartucho.
Tubo de PVC
Usando uma lâmina de metal comum ou uma serra, corte um comprimento de 15 cm do tubo de PVC. Limpamos as bordas da lixa das rebarbas. A carcaça do motor deve se encaixar perfeitamente no tubo. Se as lacunas persistirem, elas devem ser removidas com juntas, por exemplo, de uma câmera de borracha para bicicleta.
Tampas de extremidade
A partir de um pedaço de plexiglass, plexiglass ou fibra de vidro, fabricamos tampas. O autor usou um cortador de bicos para perfurar círculos externos. Eles também podem ser cortados com uma serra simples, ajustada ao tamanho e removida com uma lixa.
No centro de ambos os plugues, deve haver orifícios para um mandril de pinça e um conector para carregar as baterias. O círculo dos bujões deve se sobrepor ao tubo de PVC.
Montagem do motor
Expandimos o furo do cartucho para o diâmetro desejado com uma lima ou lima redonda. Fixamos o motor em um dos bujões, fazendo orifícios para fixá-lo aos parafusos, que podem ser feitos com uma broca pequena e uma chave de fenda. Colocamos tampas na super cola para plástico.
Baterias
É possível obter tensão adequada usando duas baterias de polímero de lítio. Baterias adequadas de um laptop antigo.
Nós os conectamos em série e os envolvemos com fita isolante. Trazemos os contatos do fio de cobre isolado para o motor através do interruptor de botão.
Juntando os elementos
Primeiro, conectamos o motor, soldamos a fiação e isolamos o grupo de contatos com a retração térmica. Fixamos o motor com o mandril de pinça na tampa e montamos o interruptor de botão na lateral da caixa com cola, fazendo um furo e nivelando-o com uma lima. As baterias conectadas devem se encaixar perfeitamente no tamanho do tubo de PVC.
O conector de 5,5 mm para carregar as baterias completa a montagem. Fixamos na tampa traseira com uma porca de aperto. Solde os contatos das baterias ao conector, isolando o cambraia retrátil. As juntas dos bujões e tubos também podem ser passadas com supercola e limpas com lixa.
Trazendo beleza
Para enfatizar a individualidade, o autor optou por decorar seu instrumento com uma inscrição exclusiva. Depois de fazer um estêncil improvisado de filme e recortar letras, ele usou tinta spray para um acabamento único no corpo de sua criação.
A broca está pronta, agora você pode realizar testes experimentais e tentar perfurar ou cortar alguma coisa. Certifique-se de que em mãos capazes essa ferramenta nunca fique ociosa!
Assista ao tutorial em vídeo
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send