Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Substituir uma torneira com falha no encanamento é um tipo de trabalho comum. Geralmente é realizado após um desligamento completo do suprimento de água na casa ou riser com fiação vertical. Mas o que fazer quando não é aconselhável desconectar a casa inteira do suprimento de água e o guindaste precisar ser substituído?
Vamos ver como um dos mestres do encanador saiu dessa situação. Queremos avisar imediatamente que esse método não é uma panacéia e tem um grau de risco bastante sério. Mas rejeitá-lo também não vale a pena. Então, vamos começar!
Descrição do problema
Uma válvula de esfera, apesar de sua estrutura aprimorada em relação a uma válvula, também pode se tornar inutilizável. Pode haver várias razões para isso:
- A formação de incrustações na bola e, como resultado, o apagamento das juntas de PTFE (selas);
- Fratura da haste rotativa;
- Deformação das partes internas do guindaste;
- Danos à própria esfera do parafuso.
Obviamente, isso pode ser devido a várias razões, por exemplo, metal fino de baixa qualidade ou economia de componentes em um fabricante. Mas em uma situação crítica, quando o guindaste não funciona e precisa ser substituído, você precisa encontrar a saída certa e, ao mesmo tempo, não inundar a si mesmo ou a seus vizinhos.
Mudamos o guindaste sob pressão
Para começar, vale a pena preparar alguns recipientes para encher com água para o evento mais imprevisto. Se houver um vaso sanitário ou uma escotilha de inspeção nas proximidades de um tubo de esgoto, você poderá usá-los para drenar a água através de uma mangueira adequada.
Preparamos um selante
Para selar as roscas no encanamento, vários selantes são usados. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Um dos selantes mais versáteis e antigos é considerado reboco de linho.
Recentemente, o reboque tem sido habitualmente utilizado em combinação com pastas de vedação, como a Unipack. É fácil de usar, não tóxico, resistente à corrosão e temperaturas de até +140 graus Celsius. Mas a maior vantagem deste material é a capacidade de se ajustar a 45 graus. Para montagens complexas em que vários elementos estão envolvidos e a posição de cada um deles é importante, essa propriedade é extremamente útil. Ao contrário, por exemplo, de fumê, você não precisa mais desmontar a conexão se, de repente, torcer acidentalmente uma torneira ou um filtro grosso na frente do balcão. Seca muito lentamente; portanto, se você precisar desmontar os elementos da montagem, esse trabalho poderá ser feito sem muito esforço.
Nós desenrolamos várias fibras de reboque e as torcemos em um rabo de cavalo apertado. Calculamos o comprimento para que seja suficiente para o enrolamento de toda a linha sob a torneira. Pegamos uma pequena pasta de vedação e embebemos completamente o selante.
Desmontamos o guindaste
Esse procedimento é muito arriscado, pois o corpo do guindaste, quando destorcido, pode rachar ou simplesmente explodir devido à pressão da água. Ajustamos uma chave ajustável ou de gás do tamanho de uma coleira do guindaste. A alça da válvula (alavanca ou "borboleta") pode ser removida ao desaparafusar a porca Euro de pressão.
Ajustando a pressão, feche a torneira no sentido anti-horário, segurando a torneira do riser. As últimas voltas da linha podem ser feitas manualmente, pois a resistência da linha deve ser mínima.
Depois de remover a torneira da rosca, substituímos o tanque de armazenamento ou a mangueira pela drenagem da água.
Nós enrolamos o selo
Enrole a trança de rabo de cavalo pré-preparada na rosca da torneira no sentido horário. Assim, durante a instalação do guindaste, o desenrolamento do selo será excluído. Além disso, pode ser esfregado manualmente na linha.
Instalamos um guindaste
Instalamos uma nova válvula de esfera manualmente, abrindo a válvula para fornecer água. Após várias voltas, a conexão pode ser puxada da chave. Giramos a torneira até o fim, expondo sua posição em relação ao restante dos elementos de montagem e giramos a válvula. A evidência de uma boa conexão será uma junta seca na saída do riser e do guindaste.
Dicas práticas
Nessas situações, sempre que possível, desligue o suprimento de água no elevador ou em casa. Como é impossível ter certeza absoluta da exatidão da linha sob a torneira na tubulação, você precisa se preparar para cortá-la em uma nova, e isso levará tempo. E sob a pressão da água - isso é muito inconveniente e às vezes simplesmente impossível.
Para não provocar avarias ou avarias na válvula de esfera, ela deve ser desenvolvida 1-2 vezes por mês, fechando e abrindo alternadamente a haste de travamento.
Tente sempre usar acessórios de travamento de alta qualidade, incluindo válvulas de esfera, porque um bom encanador que possa consertar qualquer avaria pode não estar à mão!
Assista ao vídeo
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send