Ferro de soldar para tubos de polipropileno de ferro

Pin
Send
Share
Send

Hoje, os tubos e conexões de polipropileno podem ser considerados uma tendência. Eles são usados ​​para distribuições e redes internas de encanamento e aquecimento de casas e apartamentos. A popularidade deste material se deve principalmente à conveniência de trabalhar com ele. Ao contrário dos tubos de metal, eles não precisam ser dobrados com uma dobra de tubos, cortar roscas e cozinhar por soldagem. Toda a laboriosidade dessa profissão permaneceu no passado com o advento de materiais como o polipropileno.
A principal ferramenta para trabalhar com produtos de polipropileno é um ferro de solda elétrico ou ferro. No kit de fábrica, ele é equipado com mangas de bico para conexões de tubos de solda de diâmetros padrão. Você pode comprá-los separadamente. Mas há casos em que, por algum motivo, um ferro de solda de fábrica não está disponível e não há como comprá-lo, e de todas as peças, apenas os bicos de solda estão disponíveis. É aqui que um ferro de solda de encanamento caseiro é útil.

Este caseiro da categoria de "soprou, cuspiu e fez a coisa". Você pode montá-lo literalmente de joelhos com um ferro velho e uma barra de madeira. Com esse aquecedor caseiro, você definitivamente salvará a situação e lidará com a soldagem de tubos de polipropileno. E como fazê-lo, mostraremos agora.

O que você precisa para montar um ferro de solda


  • Ferro velho com uma sola de aquecimento de trabalho;
  • Bloco de madeira, seção indicativa 40x50 mm, comprimento 40-50 cm;
  • Quatro arruelas de pressão, 3x14-16 mm;
  • Mangas de bocal para um ferro de solda de canalização com um parafuso de aperto;
  • Cabo de alimentação com plugue;
  • Fita isolante, parafusos autorroscantes 45 mm.

Das ferramentas que você deve ter: uma furadeira ou chave de fenda com cabeça cruzada para parafusos autoatarraxantes, furadeiras com um diâmetro de 6-8 mm, uma retificadora ou lixa, uma faca de pintura, um alicate e um martelo.

Montamos um ferro de solda caseiro para tubos de polipropileno


Antes de tudo, desmontamos o ferro doméstico, desconectando a sola dos termostatos. O resto do ferro não é mais necessário.

Em seguida, preparamos um bloco de madeira. Se necessário, pode ser serrado, aplainado ou simplesmente limpo em uma roda de esmeril, como o autor do caseiro (foto).

Para fixar a barra, perfuramos vários orifícios na sola do ferro em uma zona livre do elemento de aquecimento. O diâmetro da broca deve ser menor que a largura da cabeça do parafuso.

Colocamos o bloco sobre a seção na ranhura da sola e o prendemos a vários parafusos usando uma chave de fenda e um bico cruzado.

Existem parafusos no final do grupo de contatos do aquecedor. Sob eles, perfuramos os orifícios das ranhuras nos dois lados da barra e desdobramos os contatos com um alicate para conectá-los.

Pressionamos as placas de contato com vários parafusos autorroscantes - arruelas de pressão.

Perto do final da sola, fazemos um furo sob o parafuso de aperto para as mangas. Agora você pode consertar vários pares de bicos de solda. Nós os sentamos no parafuso de aperto e apertamos com uma chave sextavada.

Tudo o que resta é conectar o cabo de alimentação ao grupo de contatos e enrolar fita isolante ao redor da área de contato na alça.

O ferro de soldar está pronto para ser usado. Esse dispositivo pode ser usado para soldar tubos e conexões de polipropileno, fabricar fiação ou aquecimento.

Conclusão


Apesar da simplicidade do design, ele não pode ser considerado totalmente desenvolvido. Falta um termostato de aquecimento com automação de proteção. A ergonomia da ferramenta também deixa muito a desejar, pois esse dispositivo deve permanecer estável na borda durante a operação. No entanto, este dispositivo caseiro serve como prova de que, se desejado, até uma ferramenta especializada pode ser montada a partir de peças improvisadas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: COMO SOLDAR PLASTICO passo a passo garantido. (Pode 2024).