Lâmpada "Luz ambiente"

Pin
Send
Share
Send


Há um ano, apresentei à minha sobrinha um projetor do céu estrelado. Sob o domo superior preto desta lâmpada, há três ou quatro LEDs monocromáticos que, através das áreas transparentes do domo preto, projetam figuras (tenho luas e estrelas) na parede e no teto.
No meu caso, havia quatro LEDs de meio watt: vermelho (vermelho), verde (verde), azul (azul) e separadamente branco (branco). O projetor está equipado com modos de comutação LED, que permitem formar cores e tons adicionais, ativando-os de maneira diferente.
Além disso, o quadro, no qual um hemisfério preto com padrões transparentes é fixo, é motorizado e pode girar em torno de um eixo vertical.
Embora eu acredite que minha compra tenha sido bem-sucedida e, como dispositivo acabado, a lâmpada comprada justifique totalmente US $ 8, sugiro que montar a lâmpada com suas próprias mãos não seja pior e, em alguns aspectos, é muito melhor do que o que comprei há um ano.

Fabricação de lâmpadas


Sombra


Pode estar pronto, por exemplo, esferas foscas de lâmpadas de rua ou esferas de poliestireno granular - essa opção seria melhor, mas eu também não.
Eu preparei:
  • - cola PVA;
  • - bola de borracha fina;
  • - pincel estreito;
  • - uma pequena chave de fenda;
  • - uma pistola de pulverização muito fina de água;
  • - um sexto rolo de papel toalha de duas camadas;
  • - ficar na forma de um toro, qualquer.

Como a toalha é de duas camadas, os lençóis terão que ser divididos. Esta versão da lâmpada não é a primeira e, desta vez, decidi que uma tonalidade mais fina pareceria mais lucrativa e, além disso, absorveria menos luz.
Se possível, rasgue lençóis de toalhas em pedaços caóticos, não seja preguiçoso. O tipo depende disso e se as juntas serão visíveis na superfície do teto.
Coloque a bola em um suporte, umedeça sua superfície com um frasco de spray e, com uma sobreposição, coloque a primeira camada de pedaços de papel.

Um buraco deve ser formado no teto futuro e deixar espaço livre para ele.

Certifique-se de que o papel esteja umedecido uniformemente, deixe a primeira camada secar um pouco e comece a aplicar cola PVA

E, em seguida, imponha uma segunda camada de papel. Aplique cola com pinceladas tangenciais amplas. Para evitar espalhar sujeira e não sujar os dedos, use uma chave de fenda (ou uma lanceta, espátula, faca de paleta) para segurar os pedaços de papel no lugar.

Deixe a segunda camada agarrar por uma hora ou duas e, da mesma maneira, aplique a terceira camada, que fica por cima, fixe com outra camada de cola PVA.
Coloque uma folha de papel entre a bola e a base em forma de anel e deixe a esfera sozinha por um dia.

Um dia depois, cortei uma janela na bola:

E ele o removeu cuidadosamente da esfera de papel:

Fortalecendo o escopo


Desta vez, ao contrário do anterior, decidi fortalecer a esfera por dentro. Para fazer isso, eu precisava de uma cola transparente em uma loja de ferragens. Não sei como será com você, em sua composição, existe uma única linha "copolímeros de acetato de vinila".

Derramei na esfera um quinto de uma garrafa de meio litro de cola e, girando a esfera, distribuí uniformemente a cola nas paredes internas. Assim que a cola chegou ao pescoço, coloquei a esfera em cima da embalagem vazia de iogurte e deixei a caixa por mais um dia.

Agora, cola transparente deve ser aplicada, começando da abertura do pescoço da esfera em espiral para baixo - esta será a maneira mais uniforme, assim que o adesivo atingir o equador da esfera, coloque a esfera no suporte e toda a estrutura no jornal.
O excesso de cola pingará e endurecerá. Se houver furos no revestimento adesivo em algum lugar, aperte a camada adjacente de cola com uma espátula ou com a ponta de uma faca.

Após meio dia, com uma lâmina de barbear, corte os fluxos e gotas congelados. Gire a esfera 180 graus e aplique cola no polo norte superior anteriormente limpo da esfera.
Deixe a cola endurecer completamente por pelo menos 24 horas.

Tudo, o teto está pronto, vá para o estande.

Suporte


Por acaso, na minha garagem, eles tinham quatro anéis feitos de um material semelhante a uma "argila" sintética que solidifica após o tratamento térmico. Mas, como tal, qualquer objeto semelhante a um bagel serve. Ele veio e serrou um galho grosso de diâmetro adequado. Além disso, esse suporte pode ser fundido a partir de resina epóxi ou de gesso misturado com cola PVA. De sua escolha.

Para um cabo elétrico, fiz um furo no final do suporte e lixei o próprio suporte.
Como inserções, recortei vários círculos de papelão. Para salvá-los, cortei as mesmas canecas de espuma de polietileno. Eu não queria mexer com a espuma, mas a cortiça pode ser cortada.
Cortei um círculo separado de um pedaço de linóleo e, em três círculos de papelão, cortei slots verticais para fixar a futura placa de circuito.
Em um sanduíche colado, recortei setores triangulares para a passagem livre do cabo de alimentação.

Como pode ser visto na foto abaixo, a placa de circuito se projetará acima da superfície do suporte, isso é feito intencionalmente, para uma iluminação mais uniforme do teto por dentro.

Parte eletrônica da lâmpada


Além da placa de circuito, eu precisava de trinta peças dos chamados LEDs de flash lento e trinta resistores limitadores de corrente de 470 ohms cada.

O processo de montagem é um pouco monótono. Quatorze diodos estão localizados em uma extremidade da placa de circuito, quatorze na outra e dois na extremidade.
Como não estamos envolvidos na produção industrial, mas por partes - tente =)

Embora todos os LEDs iniciem ao mesmo tempo ou de maneiras diferentes, eles atingem já no décimo quinto segundo.

Inseri um interruptor comum no cabo de alimentação e soldou o plugue USB na outra extremidade, a lâmpada pode ser alimentada a partir de qualquer dispositivo com uma porta USB.

Na parte de trás do suporte, colei cinco almofadas antiderrapantes esculpidas em uma bola vazia.

Depois de colocar o teto no lugar, é hora de admirar o resultado.

Acima de tudo, a luz ambiente resultante (luz ambiente) é semelhante a alguns satélites de Saturno.

E às vezes, às luas de Júpiter.

Conclusão


O mais importante é o arranjo da iluminação do teto. Em uma lâmpada comprada, (além do branco), são usadas três fontes de radiação monocromática da faixa óptica - em conjunto, essa é uma tríade RGB; na minha versão, existem trinta dessas tríades.
Na lâmpada comprada, existem vários algoritmos para controlar a tríade de LEDs e eles são limitados por opções. Na minha versão, cada LED possui seu próprio gerador de números aleatórios, o que garante a exclusividade da troca de cristais por pelo menos vinte minutos.
Embora LEDs monocromáticos separados sejam usados ​​no projetor acabado, existem LEDs que tecnologicamente combinam três.
Cada cristal pode ser controlado independentemente pelos eletrodos correspondentes. E parece-me que vi lâmpadas montadas nesses LEDs híbridos.
Os LEDs que apliquei são autocontrolados, não é possível alterar o algoritmo de troca de cristal, mas também não é necessário.
A imagem colorida criada por trinta geradores de números aleatórios independentes é muitas vezes mais rica e mais atraente do que com qualquer lâmpada comprada.
E, claro, isso é satisfação com o trabalho realizado.
Acelerei o vídeo várias vezes.

Pin
Send
Share
Send