Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Para a colocação de ladrilhos de alta qualidade, o método de aplicação de cola para ladrilhos (argamassa de alvenaria) é de grande importância. Como você sabe, o porcelanato não tem medo das condições operacionais mais difíceis. Se, de acordo com todas as regras, ele for colocado na base, será necessária uma grande força de impacto para que o ladrilho perca adesão com a argamassa de alvenaria ou com uma base sólida.
Isso só pode ser alcançado com a técnica correta de aplicação de adesivo usando uma espátula dentada. Mas como o ladrilho, juntamente com a dureza, é frágil, como o vidro, os locais sob o ladrilho que não são preenchidos com argamassa de alvenaria tornam-se potencialmente fracos. Se isso acontecer com grés de porcelana, um golpe não muito forte, uma carga doseada e outras causas não fatais podem causar o descascamento ou danos.
Além disso, os ladrilhos não devem ser colocados sem um espaço, embora isso simplifique o trabalho de criar um revestimento. Nesse caso, as circunstâncias mais insignificantes, por exemplo, um aumento ou diminuição da temperatura, podem causar danos aos ladrilhos. Em tais situações, os padrões ANSI (American National Standards Institute) recomendados pela NTCA (National Tile Contractors Association) também são necessários.
Em muitos casos, ao colocar ladrilhos, especialmente os grandes, a tecnologia do trabalho é violada, causando falhas e reparos caros. A pressa no trabalho leva à mesma, pois ao mesmo tempo a qualidade do desempenho no trabalho sofre.
Uma das sérias desvantagens na colocação de ladrilhos é a retenção de ar entre os ladrilhos e o adesivo. Os locais onde as bolsas de ar se formam são enfraquecidos, pois não permanecem colados à base.
Tal defeito é frequentemente observado quando a argamassa de alvenaria é distribuída com uma espátula dentada em zigue-zague, movimentos circulares e outros movimentos complexos.
Os ladrilhos acima dos vazios racham com o tempo e a composição do adesivo também se decompõe em condições operacionais normais, o que podemos dizer sobre uma carga pontual ou um forte golpe.
Mesmo na ausência de cargas de choque e forças pontuais, os ladrilhos colocados em violação da distribuição da argamassa de alvenaria podem falhar, mesmo devido a efeitos menores, como: irregularidade da base, presença de retração e fluência, expansão do material quando aquecido, alternando o congelamento e o degelo e etc.
Um ladrilho é considerado colado com segurança quando realizado em toda a sua área, incluindo o perímetro. Que força podemos falar se for colada metade ou menos. De acordo com a ANSI e o manual do TCNA, os ladrilhos internos devem ser colados a pelo menos 80% de sua área e 95% - ao ar livre ou em uma sala úmida. Este indicador para ladrilhos de pedra natural deve ser de pelo menos 95%, independentemente de onde estiver instalado.
Também deve-se ter em mente que geralmente entre peças grandes, existem amostras com um centro saliente e bordas chanfradas. Para ocultar esses defeitos, é necessário aumentar a quantidade de adesivo usado. Se você continuar aplicando-o com movimentos circulares da espátula dentada, a probabilidade de comprimir o ar dentro da solução aumentará ainda mais.
Para a colocação de ladrilhos de grande formato, é muito importante que o nivelamento horizontal da base seja ideal. De acordo com as recomendações do TCNA e ANSI, o erro de nivelamento do piso deve estar dentro de 6,5 mm por 3 metros. Se pelo menos um lado do ladrilho tiver 38 cm, as condições de nivelamento da base serão ainda mais rigorosas - 3,2 mm por 254 mm e até 1,6 mm por 610 mm.
Assim, levando em consideração todos os fatores, para uma colocação bem-sucedida do ladrilho, a argamassa de alvenaria deve ser aplicada pelos movimentos lineares da espátula dentada. Como resultado, sulcos retos e depressões se formam na superfície da argamassa, que são facilmente esmagados ao colocar ladrilhos, e o ar é quase completamente removido deles.
Uma distribuição tão direta da composição adesiva ajuda a remover o ar e um contato mais completo com o ladrilho e a base e, portanto, uma ligação mais forte de todos os elementos do revestimento do piso.
Primeiro, a argamassa de alvenaria é aplicada e espalhada na base usando o lado plano da espátula. Em seguida, uma quantidade adicional da solução é aplicada no topo e nivelada na base com linhas unidirecionais retas, o que, entre outras coisas, contribui para uma melhor distribuição da composição adesiva.
Se o ladrilho for retangular, as linhas desenhadas com uma espátula devem ser perpendiculares ao lado mais longo do ladrilho. Isso facilita a saída do ar sob o ladrilho ao colocá-lo.
Deve-se tomar cuidado para garantir que o ar não permaneça nas depressões da argamassa e entre os ladrilhos. Quanto maior o ladrilho, mais profundos os dentes devem estar na espátula.
Antes de colocar qualquer ladrilho, incluindo grandes formatos, vidro ou pedra natural, uma pequena quantidade de argamassa é colocada no verso com uma espátula e nivelada sobre toda a superfície com uma camada uniforme com o lado plano da espátula.
Agora é necessário virar o ladrilho assim preparado, vire-o e cuidadosamente coloque toda a superfície na camada preparada de argamassa de alvenaria e mova-a várias vezes em uma ou outra direção com uma amplitude de 3,2 a 6,4 mm perpendicular às cristas da solução adesiva na base. Além disso, não é recomendado categoricamente movê-lo na direção oposta e não torcer o ladrilho.
A primeira colada e, posteriormente, periodicamente, é necessário rasgar o ladrilho e verificar a distribuição da solução pelo lado oposto. É normal quando a solução se parece com uma pele esverdeada. Na argamassa de alvenaria, no local de separação dos ladrilhos, não deve haver sulcos deixados pela espátula. Esta imagem sugere que não há ar sob o ladrilho e a cola é distribuída por toda a superfície em uma camada uniforme.
Se você cumprir corretamente e totalmente todas as recomendações da NTCA estabelecidas acima, seu ladrilho ficará na base de maneira uniforme e firme. Além disso, quanto maior a espátula que você usa, maior deve ser o movimento do ladrilho para frente e para trás ao colocá-lo.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send