Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Para durabilidade e longa vida útil de produtos de madeira, como cadeiras, mesas, armários, prateleiras e outros, os espigões são usados como fixadores que conectam firmemente as barras umas às outras através de aberturas chamadas ninhos. Fazer ninhos para espigas em produtos de madeira requer equipamentos especiais e conhecimento das regras para trabalhar com madeira. Normalmente, a ferramenta é um cinzel. Mas consideraremos uma maneira mais simples e acessível de cortar o ninho usando uma furadeira.
Precisamos ter em mãos:
- Barras da espessura requerida. No meu caso, este é um comprimento de 50 mm de cerca de 30 cm.
- Um bar com um espigão já preparado. Nele vamos preparar um buraco.
- Tipo vertical de moinho de perfuração.
- Régua e caneta para medir
- Faca ou afiação para remover o excesso de madeira.
Começando a trabalhar
Antes de prosseguir com a perfuração, medimos a distância necessária e aproximadamente a profundidade do ninho.
Para isso, usaremos o espigão já preparado, que aplicamos à barra e marcamos as bordas, a largura e a profundidade do produto.
Dependendo da largura do espigão, aplicamos uma broca com o diâmetro desejado de 8/10/12 mm na máquina. Começamos a perfurar a partir dos limites, deixando pequenos jumpers entre os buracos.
É impossível perfurar tudo imediatamente. No início, vamos mais fundo por 1-2 cm, depois de fazer os furos, introduzimos uma broca alguns centímetros mais profundo, capturando os jumpers.
Realizamos essas etapas no tamanho desejado e para atingir a profundidade marcada. Verifique se o espigão encaixa no soquete. Se o ninho for muito grande, a fixação do espigão falhará.
No nosso caso, o furo deve ser completado com um apontador ou uma ferramenta especial para cortar formões de madeira. Removemos os cantos e saliências e reposicionamos o espigão. Dessa vez, o orifício ficou com o tamanho certo e as barras são conectadas perpendicularmente uma à outra.
As vantagens deste método:
- Você pode pegar uma árvore de qualquer raça e força: pinheiro, bétula, carvalho, etc.
- Graças à disposição vertical, a profundidade e o ângulo do soquete podem ser ajustados sem problemas.
- Você pode trabalhar com tipos pequenos e grandes de produtos de madeira.
O único inconveniente do método é a dificuldade de seguir os limites do futuro ninho. Para fazer isso, é necessário marcar com um lápis uma seção menor do que o necessário no final.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send