Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Para girar ou dobrar o eixo da tubulação, geralmente é usado um certo tipo de acessórios - ângulos com um ângulo de rotação padrão de 30, 45 e 90 graus. Mas eles podem nem sempre estar disponíveis e são caros (50-75% dos custos totais).
Às vezes, para garantir o ângulo de rotação necessário, são necessários vários acessórios, o que complica a instalação, o design e, o mais importante, a confiabilidade da tubulação diminui devido a um aumento nas juntas.
Nesses casos, uma saída da situação pode ser dobrar o próprio tubo de plástico no ângulo necessário. No entanto, para isso, você precisa saber como fazê-lo corretamente, para que a dobra seja extremamente confiável e firme.
Secador de cabelo para construção dobrável
Para dobrar o tubo com um secador de cabelo de construção, você precisa ter alguma experiência nesse tipo de negócio. Este método requer uma observação estrita da temperatura de aquecimento da seção dobrada. Deve ser pelo menos 140 graus Celsius e não mais que 170 graus Celsius.
Se o regime de temperatura for menor que o limite mais baixo, é difícil fornecer o raio de rotação necessário e possível perda de forma e achatamento do produto. Para evitar tais defeitos, o enchimento finamente disperso deve ser derramado no tubo antes do aquecimento: areia comum ou sal de mesa.
Quando o tubo superaquece, o polímero começa a derreter e se torna inadequado para uso posterior. É a experiência que permite "sentir" a temperatura e mantê-la na faixa de 140 a 170 graus Celsius.
Curva de areia aquecida
Como um secador de cabelo para construção é um tipo especial de ferramenta que geralmente é usado por artesãos profissionais, nem todo proprietário pode tê-lo disponível.
Na sua ausência, você pode usar a versão alternativa, que garante a flexão do tubo de plástico no ângulo desejado, sem usar este dispositivo térmico. Para este método, também é necessário estocar areia ou sal. O enchimento finamente dividido é aquecido em uma assadeira ou simplesmente em um balde de metal em um fogão elétrico ou a gás a uma temperatura ligeiramente acima de 140 graus Celsius.
Em seguida, o enchimento calcinado é derramado através do funil no tubo, enquanto a extremidade inferior do tubo é selada com fita adesiva ou fechada com cortiça.
O mesmo deve ser feito com a extremidade superior após o aterro.
Depois de prender por alguns minutos, o material do tubo amolece e dobra facilmente, sem alterar sua seção transversal.
Se depois disso, fixe-o na posição desejada e mantenha-o até o enchimento esfriar completamente, o produto será fixado na posição que lhe foi originalmente fornecida. Tudo o que resta é remover a fita adesiva ou plugue e derramar a areia ou sal resfriado do tubo dobrado.
Este método, ao contrário do aquecimento térmico com um secador de cabelo de construção, não requer controle constante de temperatura: é definido pelo aquecimento inicial de areia ou sal e depois diminui lentamente. Acima de tudo, esse modo garante a qualidade e a confiabilidade da dobra.
A flexão de tubos de plástico com a ajuda de uma composição finamente dispersa aquecida tem possibilidades ilimitadas: um produto de polímero pode ser dobrado em qualquer ângulo, dada a forma desejada, não apenas em um plano, mas também realizando flexões volumétricas (tridimensionais), por exemplo, em forma de espiral.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send