Como fazer um furo hexagonal em metal

Pin
Send
Share
Send

É possível que a necessidade de furos sextavados possa aparecer na fabricação de dispositivos improvisados ​​ou no reparo de equipamentos defeituosos. Para esse fim, há, por exemplo, uma série de ferramentas caras.
Para não gastar dinheiro, você pode tentar fazer um acessório com suas próprias funções, para o qual precisa ter pelo menos habilidades básicas de serralheiro, bem como estocar algumas ferramentas e materiais.

Vai precisar


No próximo trabalho, as seguintes ferramentas e dispositivos nos ajudarão:
  • furadeira ou furadeira elétrica;
  • brocas do diâmetro requerido;
  • roda de lixa eletromecânica;
  • torno de bancada;
  • Serra para metal ou moedor;
  • um conjunto de espaçadores (pedaços de tubos de paredes grossas de vários comprimentos);
  • extensão para colar de torno (pedaço de tubo adequado).

Para tornar a ferramenta necessária, uma espécie de broca, usamos a parte de trabalho da chave Allen (chave Allen, chave Imbus) com uma seção de trabalho de uma seção transversal adequada. Ele é projetado para apertar e afrouxar parafusos com cabeça cilíndrica e recesso hexagonal.

O processo de criação de uma ferramenta para um furo hexagonal


Esta etapa é a mais responsável e importante, pois a qualidade do furo hexagonal proposto no metal dependerá da confiabilidade e precisão das dimensões da broca planejada.
A sequência de trabalho deve ser aproximadamente da seguinte maneira:
1. Geralmente, as chaves hexagonais são em forma de L. Corte a parte curta (alça) abaixo da dobra com uma serra para metal ou moedor.
2. Formamos a partir de uma peça plana (de trabalho) uma peça de trabalho com um comprimento de 50 a 75 mm, dependendo do tamanho transversal da futura ferramenta.

3. Utilizando meios adequados (uma roda de esmeril, uma lima muito dura), damos à peça de trabalho a forma de um cone leve e uniforme, mantendo o mesmo corte em qualquer seção do perímetro.
4. Usando as bordas da roda de esmeril, formamos de três a cinco anéis transversais.

Eles são necessários para melhorar as propriedades de corte do dispositivo e o acúmulo (retenção) de metal removido durante o processamento.

Processo de formação de furos hexagonais


Realizamos este trabalho na seguinte sequência:
1. Primeiro, é necessário perfurar com uma furadeira ou uma furadeira em metal, um furo auxiliar de diâmetro, que pode ser calculado por uma relação muito simples obtida experimentalmente:
Dsp. = Dshstgr. × 1.020, em que D - diâmetro do furo auxiliar, Dшггр. - espessura (tamanho) do hexágono.

Por exemplo, se tiver 15 mm de espessura (a distância entre faces opostas), o diâmetro do furo preliminar deve ser: 15 mm × 1.020 = 15,30 mm.

2. Insira a parte guia da ferramenta caseira no orifício perfurado na parte metálica e, para maior confiabilidade, bata levemente na extremidade oposta com um martelo.

3. A estrutura resultante (uma placa de metal com uma ferramenta fixada nela que forma um orifício hexagonal) é colocada entre as garras do torno e ajusta o espaçador adequado ao comprimento do espaçador para receber uma ferramenta caseira no lado de saída da broca.

4. Movemos as garras do torno, girando o colar. Em caso de alta resistência, colocamos uma extensão para aumentar o ombro e, consequentemente, a força de aperto. Continuamos esse processo até que a broca passe completamente pela placa de metal.

5. Solte as garras do torno e nocauteie uma broca com um martelo do orifício formado na direção oposta. Para melhorar a qualidade do furo, por outro lado, conduzimos a broca na mesma ordem que no parágrafo 4.

6. A operação final envolve a remoção de partículas metálicas residuais e as rebarbas resultantes. Para fazer isso, você pode usar o moedor, arquivo e lixa.

O metal no qual vamos fazer um furo hexagonal não deve ser mais duro do que o material da parte de trabalho da chave Allen.
Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send