A vedação de fios sanitários com linho é uma maneira clássica de vedar juntas roscadas. Além disso, essa também é a maneira mais barata, em comparação, por exemplo, com um fio ou uma fita adesiva.
E a primeira coisa a lembrar: ao vedar uma linha com linho, é necessário usar uma pasta de vedação especial (UniPak ou seus análogos) emparelhada com ela. Caso contrário, o linho entrará em colapso e apodrecerá, e isso acabará por levar a uma violação do composto de vedação.
Agora vamos ver como "empacotar" uma conexão encadeada usando linho. Primeiro, você precisa separar um pequeno pacote de linho da trança (dependendo do diâmetro do próprio fio). Na maioria das vezes, a quantidade de linho é determinada pelo olho.
Processo passo a passo de embalagem da rosca
Antes de enrolar o linho na rosca de um tubo ou acessório, é necessário preparar a própria rosca. Usando uma chave para tubos, será necessário fazer pequenos entalhes (alguns acessórios já possuem entalhes de fábrica).
Entalhes são necessários para que o linho não escorregue e não descasque no final da linha. Observe também que o linho só pode ser usado para vedar tubos e conexões de metal - não é adequado para conexões de plástico.
A borda do linho é fixada aproximadamente no meio da linha, então você precisa recuar uma volta a partir da borda da linha, após o que o linho é enrolado no sentido horário.
Colocar linho em necessidade nas "ranhuras" do fio. Quando chegaram ao local onde a “cauda” foi fixada, ela deve ser dobrada e depois o linho é enrolado ainda mais - no final do fio.
Então você precisa fazer mais algumas voltas e retornar a borda do linho ao início do fio. Depois disso, o linho é untado com pasta de vedação e o acessório pode ser parafusado.
Se você estiver interessado em aprender a vedar adequadamente uma conexão encadeada com uma fita adesiva, todas as informações sobre este tópico estão neste artigo. Para detalhes sobre o uso de linho, consulte este vídeo.