Talvez a maneira mais fácil de conectar as extremidades da correia de lixar seja apertá-las com um parafuso e uma porca. Barato e alegre, como se costuma dizer. Mas somente com esse método de conexão há uma desvantagem - o parafuso se apega constantemente à superfície da mesa de trabalho e a fita de esmeril se quebra rapidamente.
No entanto, existe outra maneira mais confiável e simples de colar a correia de lixar para a lixadeira e a retificadora. Na Internet, você pode encontrar muitas maneiras diferentes de conectar as extremidades da lixa, mas nem todas são igualmente convenientes.
Nesta revisão, consideraremos um dos métodos alternativos que muitos definitivamente vão gostar. Como um "elo" para conectar a correia de lixar, usará um pedaço da mesma lixa, apenas de forma mais fina.
Para isso, a lixa mais simples, com grãos finos à prova d'água, é perfeita, possui boa elasticidade e resistência ao rasgo.
O processo de colar a correia de lixar para o moedor
Uma das vantagens deste método de conexão de correias de lixa é que você não precisa cortar a lixa com uma sobreposição. Como amostra, pegamos uma fita "nativa" para o moedor, cortamos, medimos o comprimento e cortamos as tiras de lixa para colar novas fitas. Cortamos as arestas em ângulo.
Em seguida, fixamos a tira da correia de lixar na placa, para fins de confiabilidade, “prendemos” com um grampeador, limpamos as bordas e colamos um pedaço de lixa fina.
Depois disso, prendemos a tira com braçadeiras e deixamos a cola secar (você pode usar cola de poliuretano ou PVA).