Conveniente e prático de usar, um torno de tubo feito de materiais improvisados será útil em qualquer oficina doméstica. Graças ao seu design, os tornos de tubos caseiros prendem com segurança tubos redondos de metal, bem como peças cilíndricas. Eles também podem consertar tubos de perfil, se necessário.
Quando você precisa cortar uma linha em uma peça de trabalho cilíndrica ou cortar um pedaço de tubo redondo, o vício de metal comum faz um mau trabalho. O tubo esforça-se para torcer constantemente entre as garras de aperto chatas. Mas o torno de tubo é perfeito para este trabalho.
Para este dispositivo caseiro, você precisará de um tubo de meia polegada, um comprimento de três quartos, um perfil de 50x30 mm, um perfil de 40x25 mm e um perfil de 20x30 mm. Além disso, será necessário encontrar uma folha de metal com cerca de 10 mm de espessura. É necessário um parafuso para controlar a garra de pressão.
As principais etapas do trabalho
O processo de fabricação dos vices de tubo caseiros começa com o corpo. Para isso, uma peça de 12 cm de comprimento deve ser cortada de um tubo de perfil de 5030 mm. Uma peça de 13 cm de comprimento precisará ser cortada de um perfil de 40x25 mm. Cortamos um terceiro segmento de 130 mm de comprimento de um perfil de 30x20.
Em um cano de meia polegada, cortamos duas peças com 16 cm de comprimento e depois conectamos todas as partes. Primeiro, nas bordas do perfil de 40x25 mm, duas peças de um tubo de meia polegada devem ser soldadas. Bem, então no tubo de perfil 30x20 é necessário perfurar um furo passante com um diâmetro de 20 mm.
Na próxima etapa, soldamos o quadro com a base do dispositivo. Para detalhes sobre como fazer um torno de tubo prático a partir de materiais improvisados, veja o vídeo