Uma bigorna pode ser usada não apenas para ferraria em uma oficina ou garagem doméstica - se desejado, pode ser instalada em casa, apenas como um elemento decorativo no interior. Obviamente, as dimensões de uma bigorna de "brinquedo" serão menores, e o material para sua fabricação poderá ser usado de forma mais acessível - por exemplo, chumbo.
As principais etapas do trabalho
A primeira coisa que você precisa fazer das pranchas é montar duas cofragens, nas quais a bigorna de chumbo será lançada. Você também precisa fazer um modelo de bigorna (plástico). Instalamos a primeira caixa em uma superfície plana, colocamos metade do modelo dentro e a preenchemos com areia de moldagem e aríete.
Em seguida, batemos o compensado no topo da caixa, vire-o suavemente, polvilhe com pó de talco no modelo e, com a ajuda de três pedaços de fita dupla face, adicione a segunda metade do modelo da bigorna. Em seguida, colocamos em cima do segundo "nível" de cofragem e preenchemos com areia de moldagem.
Desmontamos a cofragem, retiramos as metades do modelo, fazemos um orifício para o portão e os orifícios de controle, após o que recolhemos tudo novamente. Nos lados da caixa são fixados com grampos. A propósito, uma bigorna decorativa pode ser feita inteiramente de espuma - veja aqui.
No estágio seguinte, derretemos o chumbo no forno e o derramamos na forma preparada. Desmontamos a cofragem e removemos a bigorna de chumbo. Para dar uma aparência estética, você precisa trabalhar um pouco com um arquivo ou triturador. O processo detalhado de moldar uma bigorna de ferreiro a partir do chumbo pode ser visto neste vídeo.