O design de um espessador caseiro é um bloco e uma haste móvel, que é fixada na posição por um parafuso com um chapéu convexo e uma porca borboleta. Devido à simplicidade do design, o dispositivo é muito fácil e rápido de configurar.
Outro detalhe importante do espessador é o chamado "arranhão" (um pequeno cortador de facas em forma de cunha), que é anexado à extremidade da haste. Com este espessador caseiro, você pode marcar em uma superfície de madeira paralela à borda da peça.
Em princípio, os espaços em branco de metal também podem ser marcados, no entanto, isso exigirá um cortador de aço de alta qualidade, que não se tornará rapidamente cego (para esse fim, por exemplo, um cortador de torneamento de poros é ideal para metal). Faremos um bloco e uma barra de um medidor de superfície a partir de uma barra de madeira e uma ripa.
As principais etapas do trabalho
Como "matéria-prima" para a fabricação de um espessador caseiro, será necessário um bloco de madeira com um tamanho lateral de 40x60 mm. Usando um plano, alinhamos dois planos - eles devem estar a 90 graus entre si.
Depois, vimos um trilho de 20x30 mm, que será usado como uma haste móvel. No centro da barra aplainada, use um cinzel para selecionar uma ranhura com 20 mm de largura e 30 mm de profundidade. Na haste, fazemos um furo longitudinal para o parafuso (para que o alcance do cortador possa ser ajustado).
Em seguida, fazemos dois furos grandes no bloco e cortamos as bordas em um ângulo de 45 graus. Usando um parafuso com uma porca borboleta, fixamos a haste com o cortador. A superfície do produto acabado pode ser revestida com verniz incolor ou óleo mineral. Como fazer uma plaina de marcação com suas próprias mãos, veja neste vídeo.