Para este produto caseiro, você precisará de uma pequena placa de alumínio (você pode usá-la de outro metal), que funciona como base, além de dois cortadores intercambiáveis de um torno. Além disso, para o fabrico de afiadores "domésticos", são adequados quaisquer cortadores, mesmo os muito cegos.
Usando um apontador caseiro, você pode afiar facas de cozinha com rapidez e eficiência, bem como qualquer ferramenta de corte usada em casa, na oficina ou na garagem. As vantagens óbvias deste produto caseiro incluem a simplicidade de sua fabricação, dimensões compactas, além de praticidade e versatilidade no uso.
O processo de fazer um apontador caseiro
Os cortadores de metal duro devem ser fixados em um lado da placa. Para fazer isso, primeiro, a marcação é realizada com uma pinça e, em seguida, dois furos para parafusos M5 são perfurados com uma broca com diâmetro de 4,9 mm. Em vez de uma placa de alumínio, você também pode usar um bloco de madeira comum - nesse caso, os cortadores são fixados à superfície com parafusos autoatarraxantes.
Se você decidir usar uma placa de metal, afinal, mas não houver vontade de mexer na marcação, basta fixar os cortadores na posição correta com algumas gotas de supercola e, em seguida, fazer furos para os parafusos. Como você pode ver, existem muitas opções para montar cortadores - então escolha o que você mais gosta.
Na última etapa do trabalho, quando os cortadores do torno já estiverem aparafusados, será necessário fazer uma fenda em forma de V. Observe que, girando as fresas de metal duro, você pode facilmente ajustar o ângulo de afiação de facas e ferramentas. Uma placa ou barra de metal é pressionada contra a mesa com um grampo, após o qual você pode prosseguir com a afiação.