Se você precisar fazer um furo em tarugo de madeira ou metal (formato redondo, quadrado ou retangular) estritamente no centro, é mais conveniente fazer a marcação não com uma pinça, mas com uma ferramenta especial - um localizador de centros.
Indicadores de fábrica prontos e detectores de centro óptico são vendidos hoje para tornos. Mas se não houver uma máquina em mãos e você precisar encontrar um centro, poderá usar um localizador de centros caseiro. Para fazer isso, você precisará de apenas duas partes: um quadrado de metal comum e uma régua.
Fazemos o localizador de centros em 15 segundos
Fazer uma ferramenta caseira para encontrar o centro da peça é muito simples. Você só precisa anexar a régua ao quadrado em um ângulo de 45 graus e fixá-la para que fique estacionária. Para fixação, você pode usar um grampo pequeno ou grampo. Você também pode fazer furos e prender a régua com rebites ou parafusos.
Tão simples (e mais importante - rapidamente) em casa, você pode tornar conveniente e prático usar o localizador de centros. O princípio de operação da ferramenta também é muito simples. Aplicamos a adaptação à peça de trabalho, e a régua passará pelo centro.
Basta desenhar a primeira linha primeiro, depois girar a ferramenta 90 graus e desenhar uma segunda. Então será possível fazer um furo. Se a peça de trabalho for "curva", é desejável desenhar mais linhas para determinar a localização exata do centro. Escreva nos comentários abaixo do vídeo o que você pensa sobre esse método.