Com a ajuda deste dispositivo, você pode dobrar vergalhões com facilidade e rapidez, barras de aço redondas e quadradas, tiras de metal e outros produtos de metal, dando-lhes a forma desejada. A peculiaridade desta máquina manual é que ela pode ser fabricada com materiais improvisados.
Por onde começar e como fazê-lo?
Antes de tudo, você precisará fazer um condutor na forma de uma ondulação e fazer furos nas bordas (é aconselhável usar uma peça de trabalho feita de metal forte).
O elemento principal da máquina caseira é um rolamento grande, na parte interna da qual é necessário soldar dois segmentos a partir de uma barra de aço de seção transversal circular.
Você também precisará fazer uma placa “dupla” a partir das paredes laterais do canal, que deve ser inserida no centro do rolamento e completamente soldada.
Depois disso, será necessário limpar bem as soldas com um moedor e, em seguida, preparar um canto de aço com dois furos para o “bujão” do rolamento.
Em seguida, a partir de uma haste redonda, é necessário cortar segmentos com 30 mm de comprimento e soldá-los no canto, mantendo a mesma distância (50 mm cada). Como alavanca, você pode usar um tubo de paredes grossas adequado que precise ser soldado na parte externa do rolamento.
Além disso, você precisa fazer um furo no tubo e soldar um prisioneiro com um diâmetro de 12 mm, no qual pequenos rolamentos serão montados.
As vantagens deste caseiro
A máquina manual para forjamento a frio "doméstico" devido à presença de uma placa soldada na parte inferior do rolamento pode ser fixada em um torno, o que é muito conveniente. Além disso, para dobrar produtos de metal, você pode usar diferentes "bicos" - um canto ou um condutor, o que torna o dispositivo mais funcional.