Com frequência, limas velhas e surradas de metal com traços de tinta, ferrugem e outros defeitos na superfície simplesmente enviam poeira para o canto mais distante da garagem ou oficina. Mas em vão! Afinal, uma ferramenta tão útil, sem a qual quase nenhum trabalho em metal manual pode fazer, sempre pode ser restaurada. E não vai demorar muito tempo.
Processo de recuperação
Para começar, a superfície do arquivo antigo deve ser abundantemente coberta com o agente anticorrosivo WD-40 e bem limpa com uma escova dura. Depois disso, a superfície deve ser desengordurada e novamente "arrancada" com uma escova (desta vez com cerdas mais macias).
Depois disso, é necessário manter o arquivo por um tempo na solução de carbonato de sódio conectando uma fonte atual (você pode usar qualquer bateria de carro de 12V). No próximo estágio de "ressuscitação" do arquivo, o instrumento deve ser completamente imerso em cloreto de ferro e "comprado" por algum tempo. E é melhor usar um frasco de vidro de altura adequada para isso.
Depois, mergulhe a lima em outro balão com água diluída com bicarbonato de sódio e lave-a bem. Na fase final dos trabalhos de restauração, a superfície da ferramenta deve ser tratada novamente com WD-40 e depois com óleo mineral branco.
Se o cabo de madeira velho rachar ou quebrar, você poderá fazer um novo cabo ao mesmo tempo. O processo de restaurar um arquivo e fazer um identificador de madeira para ele, veja o vídeo em nosso site.