As possibilidades das canetas 3D são impressionantes: com a ajuda de um dispositivo eletrônico compacto, você pode desenhar figuras "vivas", criar estruturas complexas de plástico e até reparar brinquedos e vários acessórios de plástico. Este é um grande presente para as crianças, bem como uma ferramenta indispensável para personalidades criativas - artistas e designers de interiores. Para aprender a usar o dispositivo para impressão tridimensional, basta gastar um pouco de tempo, porque tudo é claro em um nível intuitivo.
Recursos de uso
Canetas 3D são uma "varinha mágica" que pode literalmente desenhar no ar. Embora seja melhor fazer o mesmo em uma superfície laminada - será muito mais prático e conveniente. Para todos os fãs de caneta 3D DIY é um verdadeiro achado. Usando plástico especial como “matéria-prima” inicial, você pode fazer maravilhas: criar imagens únicas que se tornam tangíveis imediatamente, desenhar padrões e estênceis baixados da Internet e criar vários elementos decorativos.
Se as primeiras canetas 3D foram privadas de muitas funcionalidades, as amostras modernas permitem experimentar e não limitar o vôo da imaginação criativa. Nas suas mãos, uma ferramenta poderosa para modelagem 3D, que é pensada nos mínimos detalhes. Com a ajuda de uma pequena impressora tridimensional, é possível não apenas criar obras de arte originais, mas também resolver efetivamente alguns problemas de natureza doméstica. Basta inserir o plástico em um orifício especial, ele aquece até a temperatura necessária e, quando entra em contato com o ar, congela quase instantaneamente. Tudo é simples, como duas vezes dois, mas é muito interessante.
Tipos de canetas para impressão 3D
Hoje, à venda, você pode encontrar 2 tipos de dispositivos para desenhar com plástico fundido, com aparência semelhante, mas diferem em alguns recursos. As canetas 3D são:
- tração a frio com fotopolímeros especiais, congela rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta;
- quente - trabalhe apenas com ligas de polímero, elas podem derreter a diferentes temperaturas.
Se as impressoras 3D frias puderem ser entregues com segurança nas mãos de uma criança, então com dispositivos quentes, deve-se tomar cuidado até mesmo com um adulto para não se queimar. Alguns modelos são equipados adicionalmente com um ventilador embutido, que sopra plástico na saída do bico, e como resultado os números resultantes endurecem mais rapidamente. A temperatura de fusão pode variar, dependendo da configuração específica do dispositivo eletrônico, mas geralmente esse indicador está na faixa de 100 a 240 graus.
O custo de uma impressora 3D depende de especificações e funcionalidades técnicas. Os produtos baratos têm um conjunto padrão de opções e são mais adequados para iniciantes que desejam experimentar a força no campo da modelagem tridimensional. Para usuários mais avançados, foram desenvolvidos dispositivos práticos de uma nova geração com um display LCD, que exibem as informações básicas durante o processo de desenho.
O princípio de operação do dispositivo
Uma impressora 3D é muito semelhante a uma caneta comum, mas, em vez de canetas de tinta tradicionais, é usado um fio de plástico especial com uma espessura de cerca de 3 mm. Na parte superior da caixa existe um orifício para uma rosca ou barra de plástico. Após instalar a "tinta" 3D no interior, é necessário pressionar o botão, após o qual o mecanismo interno com engrenagens aperta automaticamente o plástico diretamente na extrusora, onde a "matéria-prima" é aquecida a uma temperatura predeterminada, derretida e espremida pela cabeça de impressão em uma forma "líquida".
Antes da operação, o dispositivo deve ser pré-aquecido - normalmente leva de alguns segundos a alguns minutos, dependendo do modelo. A prontidão para o desenho é determinada pelo indicador luminoso. Quando a luz verde acender, você poderá começar a trabalhar. Existem 2 indicadores no caso: um é responsável pela disponibilidade para o trabalho, o outro é um sinal de que está conectado à rede elétrica. Além dos botões para alimentar e puxar plástico, há um controle deslizante adicional com o qual você pode ajustar a taxa de alimentação do material.
Para ligar o dispositivo, é necessário pressionar o botão "avançar". As impressoras tridimensionais para uso doméstico podem operar a partir de um adaptador conectado a uma tomada elétrica ou diretamente da bateria embutida. Neste último caso, o custo do dispositivo será um pouco mais alto que os modelos "estacionários". Das principais vantagens dos mecanismos 3D podem ser identificados:
- tamanho compacto e peso leve;
- praticidade e usabilidade;
- a possibilidade de uma combinação de cores e materiais;
- design elegante e ergonômico;
- cuidados fáceis após o uso.
O equipamento padrão do dispositivo inclui uma caneta 3D, uma fonte de alimentação (adaptador), instruções de uso e um conjunto de "sondas" plásticas de três cores. Em alguns modelos, o kit também fornece uma pequena chave de fenda plástica - é usada para ajustar a temperatura de aquecimento do material de origem. Há um bujão de borracha no gabinete, embaixo do qual está localizado um parafuso especial. Ao girá-lo para a esquerda ou para a direita, você pode diminuir ou aumentar a temperatura a seu critério.
Tipos de plástico para o trabalho
Para o desenho tridimensional, é utilizado plástico especial (geralmente ABS), que pode ter a forma de hastes curtas ou meadas. No primeiro caso, o tempo de extração geralmente é limitado a 1-2 minutos, pois o dispositivo consome rapidamente uma barra de plástico. A desvantagem é que você precisa constantemente carregar o dispositivo com novos lotes de material. No caso de meadas, a situação é diferente - você pode criar com calma, sem se distrair com insignificâncias.
Existem dispositivos para plástico PLA. Material ecológico expande significativamente os limites da imaginação criativa. É conveniente trabalhar com ele em qualquer superfície, incluindo várias bases de tecido. A caneta de impressão 3D PLA DIY é uma ferramenta ideal para designers e artistas profissionais. Na maioria das vezes, uma impressora tridimensional é usada na prática para criar padrões e desenhos tridimensionais. Mas, para obter a máxima eficiência, é melhor comprar imediatamente um dispositivo universal igualmente adequado para o uso de plástico PLA e ABS.
Vale ressaltar que existem algumas diferenças entre os plásticos das canetas 3D. As figuras feitas de material ABS podem encolher com o tempo e um cheiro característico de formas de plástico queimado durante o processo de desenho. Com este material, é possível colar os elementos quebrados dos brinquedos infantis e reparar outros produtos de plástico ABS. O material do PLA é feito de milho, portanto, durante o processo de fusão, você pode pegar o aroma leve da pipoca frita. O ponto de fusão do plástico ABS é um pouco maior em comparação com o material PLA.
Nas prateleiras das lojas on-line, existem canetas 3D de diferentes modelos e configurações, mas na grande maioria dos casos elas são fabricadas na China. Antes de comprar um dispositivo, leia atentamente as instruções e as especificações técnicas. Não será supérfluo ler as opiniões dos clientes no fórum - dessa forma, você se protegerá de comprar produtos de baixa qualidade. Desenhe para o seu prazer e não se esqueça de compartilhar suas próprias impressões nos comentários. Para mais informações sobre as possibilidades de canetas 3D, consulte o vídeo especial em nosso site.
Tabela de comparação de modelos de orçamento de fabricantes famosos
Marca caneta 3D | Tipo de plástico | Grama de peso | Preço, ₽ |
FuntastiqueRP600A * | ABS e PLA | 40 | 3500 |
MyriwellRP100A * | ABS | 64 | 2900 |
CANETA ARANHAINÍCIO * | ABS | 65 | 3400 |
* Sem display LCD