Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Este talvez seja o carregador de bateria mais fácil que você possa imaginar. Essa acusação mais de uma vez me ajudou em situações difíceis. É muito simples montar sozinho, na ausência de ferro de soldar e outros elementos de rádio. Esse carregador pode carregar a bateria de uma motocicleta ou carro em várias situações difíceis.
Obviamente, eu não recomendo usar esse dispositivo na vida cotidiana, porque todas as suas partes, incluindo a bateria, estão sob uma voltagem de 220 volts com risco de vida e, para um único uso, desaparecerá completamente, naturalmente, sujeito a regras elementares de segurança elétrica.
Sua maior vantagem é a óbvia simplicidade do design, que não requer muito conhecimento em rádio eletrônica e peças escassas. Um grande ponto negativo é a baixa eficiência.
Vamos nos familiarizar com o circuito do carregador:
Possui apenas duas partes: uma lâmpada incandescente e um diodo.
Ao usar uma lâmpada incandescente com uma potência de 100 watts, a corrente de carga da bateria é de cerca de 0,25 amperes, o que é suficiente para carregar uma bateria de motocicleta. Você também pode pendurar outra lâmpada e obter cerca de 0,5 amperes.
Detalhes: qualquer lâmpada incandescente padrão, tensão de 250 volts; qualquer diodo - tensão de 250 volts e corrente não inferior a 0,5 A.
Aqui está um diagrama ainda mais complicado deste carregador.
Já possui quatro diodos ou uma ponte de diodos. Aqui, a partir de uma lâmpada de 100 watts, a corrente é de cerca de 0,5 amperes. Mas, naturalmente, pode ser aumentada pendurando outra lâmpada incandescente em paralelo à taxa de 1 lâmpada = 0,5 A.
Calcule você mesmo a potência dos diodos, dependendo do número de lâmpadas e de uma tensão de pelo menos 250 volts.
Em geral, a bateria deve ser carregada 0,1 da sua capacidade. Ou seja, se uma bateria recarregável com capacidade de 90 amperes / hora, a corrente através dela deve ser de 9 amperes. O tempo desde a descarga total até a carga completa será de 10 a 12 horas. Mas geralmente, poucas pessoas cobram com essa corrente e geralmente levam duas vezes menos e mais tempo.
Digo isso para que você possa calcular seu tempo de carregamento.
Pessoalmente, eu tive esse caso. Uma vez cheguei à cabana e, por constrangimento, esqueci de desligar as dimensões. Depois de várias horas de trabalho no país, antes de dirigir, inseri a chave na chave de ignição e percebi que a bateria estava descarregada a zero. Nas proximidades, não é como carros, não há pessoas para pedir ajuda. O benefício no país foi eletricidade. Eu rapidamente vasculhei o celeiro e encontrei um quadro soviético na TV. Puxei uma placa retificadora com diodos de lá. Bem, encontrar uma lâmpada não é um problema. Reunidos todos os vinte minutos. Ele removeu a bateria, conectou tudo, ligou. (você fará isso - não misture a sequência de ações!). Fui e bebi uma gaivota. Depois de duas ou três horas, decidi tentar iniciá-lo, a bateria não era nova, mas não antiga. Desligado, coloque a bateria, iniciada. O carro deu partida sem dificuldades desnecessárias. Bem, então deixe o sistema de carregamento do carro funcionar. E cheguei em casa sem problemas.
P.S .: Quero mais uma vez chamar sua atenção para o cumprimento das regras de segurança elétrica! Antes de todo o trabalho, desligue a energia! Uma tensão de 220 volts é fatal!
Seja especialmente cuidadoso!
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send