Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Às vezes, essas situações surgem quando você precisa ligar e desligar a luz na sala todos os dias ao amanhecer, ou seja, para imitar o horário de verão em qualquer sala fechada. Isso pode ser necessário, por exemplo, no cultivo de plantas ou criação de animais, onde é necessária uma aderência precisa ao regime dia / noite. Dependendo da época do ano, a hora do pôr-do-sol e do nascer do sol muda constantemente, o que significa que o uso de cronômetros diários para acender a iluminação não lidará adequadamente com a tarefa. Um sensor de luz ambiente, ou, mais simplesmente, um retransmissor de foto, vem em socorro. Este dispositivo registra a intensidade da luz solar que cai sobre ele. Quando haverá muita luz, ou seja, o sol nascerá, o tronco será estabelecido na saída. 1. Quando o dia terminar, o sol irá além do horizonte, haverá um registro na saída. 0, as luzes se apagam até a manhã seguinte. Em geral, o escopo do sensor de luz é muito amplo e limitado apenas pela imaginação da pessoa que o montou. Geralmente, esses sensores são usados para iluminar o gabinete quando a porta é aberta.
Circuito do sensor de luz
O link principal no circuito é o fotorresistor (R4). Quanto mais luz o atinge, mais sua resistência diminui. Você pode usar qualquer fotorresistor que encontrar, porque essa é uma parte bastante escassa. Os fotorresistores importados são compactos, mas às vezes são bastante substanciais. Exemplos de fotorresistores importados são VT93N1, GL5516. Você também pode usar doméstico, por exemplo, FSD-1, SF2-1. Eles custam muito menos, mas também funcionarão bem nesse esquema.
Se não foi possível obter um fotorresistor, mas eu realmente quero criar um sensor de luz, podemos prosseguir da seguinte maneira. Pegue o transistor antigo, de preferência germânio, em uma caixa redonda de metal e corte seu topo, expondo o cristal do transistor. A foto abaixo mostra exatamente esse transistor com uma tampa serrada.
Neste caso, é muito importante não danificar o próprio cristal, arrancando a tampa. Quase todos os transistores em uma caixa tão redonda funcionam, os de germânio soviético, por exemplo, MP16, MP101, MP14, P29, P27, funcionarão especialmente bem. Porque Agora, o cristal de um transistor "modificado" está aberto, a resistência da transição KE dependerá da intensidade da luz incidente no cristal. Em vez de um fotorresistor, o coletor e o emissor do transistor são soldados, a saída da base simplesmente diminui.
O circuito usa um amplificador operacional, você pode usar qualquer um, adequado para pinagem. Por exemplo, o TL071, TL081 amplamente disponível. O transistor no circuito é qualquer estrutura NPN de baixa potência, adequada BC547, KT3102, KT503. Comuta a carga, que pode servir como um relé, ou um pequeno segmento de uma faixa de LED, por exemplo. É desejável conectar uma carga poderosa usando um relé, o diodo D1 está no circuito para amortecer os pulsos de auto-indução do enrolamento do relé. A carga está conectada à saída rotulada como OUT. A tensão de alimentação do circuito é de 12 volts.
O valor do resistor de sintonia neste circuito depende da escolha do fotorresistor. Se o fotorresistor tiver uma resistência média, por exemplo, 50 kOhm, o aparador deverá ter uma resistência duas a três vezes maior, ou seja, 100-150 kOhm. Meu fotorresistor SFD-1 tem uma resistência de mais de 2 megaohms, e é por isso que eu também sintonizei em 5 megaohms. Existem também fotorresistores de menor resistência.
Conjunto do sensor de luz
Então, vamos passar de palavras para ações - antes de tudo, precisamos fazer uma placa de circuito impresso. Existe um método LUT para isso, que eu uso.
Um arquivo com uma placa de circuito impresso está anexado ao artigo, você não precisa espelhar antes de imprimir.
Placa de download:
pechatnaya-plata.zip 6.74 Kb (downloads: 214)
A placa foi projetada para instalar o fotorresistor doméstico FSD-1 e um resistor de ajuste tipo CA14NV. Algumas fotos do processo:
Agora você pode soldar as peças. Primeiro, resistores, um diodo são instalados, depois todo o resto.
Por fim, as peças maiores são soldadas - no fotodiodo e no resistor de sintonia, os fios por conveniência podem ser enviados pelos blocos de terminais. Após a conclusão da solda, é necessário remover o fluxo da placa, verificar a instalação, tocar nas trilhas adjacentes por um curto-circuito. Somente depois disso você poderá fornecer energia à placa.
Configuração do sensor
Quando você o liga pela primeira vez, o LED na placa acende ou apaga completamente. Gire suavemente o resistor de sintonia - em alguma posição, o LED mudará de estado. É necessário instalar um resistor de sintonia nessa linha entre duas posições e fechando ou fazendo o flash do fotorresistor para atingir o limite desejado.
Visualmente, a operação do sensor de luz é mostrada no vídeo. Uma sombra é criada acima do fotorresistor, a intensidade da luz diminui e o LED apaga. Montagem bem sucedida!
Assista ao vídeo do sensor
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send