Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Para responder à pergunta de como escolher um capacitor para motores de indução e como os capacitores diferem entre si, montaremos um suporte a partir de um motor trifásico convencional com uma potência de 250 watts. Como carga, usamos um gerador padrão de um carro VAZ.
Conectamos três capacitores diferentes através das máquinas. Ligar / desligar as máquinas permitirá verificar as capacidades dos capacitores.
Nós selecionamos um capacitor
Para o experimento, escolhemos três capacitores com capacidade de 10, 20 e 50 microfarads. Nossa tarefa é tentar ligar o motor elétrico de cada capacitor por vez.
10 uF capacitor
Quando conectado a uma rede de 220 V e ligando os 10 primeiros capacitores de microfarad, o motor elétrico liga somente após um aperto de mão. O início automático não ocorre.
Conclusão: para um motor elétrico de 250 W, um capacitor de 10 microfarads não é suficiente.
20 uF capacitor
Quando você tenta dar partida no motor elétrico a partir de um capacitor com capacidade de 20 microfarads, o motor é ligado automaticamente.
Conclusão: com uma capacitância de 20 microfarads, o motor elétrico deu partida sem problemas.
50 uF capacitor
Ao continuar o experimento com um capacitor de 50 microfarads, o motor elétrico inicia automaticamente; no entanto, ele funciona com um alto nível de ruído e apenas treme.
Conclusão: a capacitância do último capacitor testado é grande para o motor elétrico instalado.
Ao escolher um capacitor para um motor elétrico trifásico de baixa potência, dê preferência a um dispositivo com uma capacidade nominal (como em nosso experimento) correspondente à potência do motor. O capacitor de pequena capacidade não liga o motor elétrico; se o capacitor é muito grande, faz com que o motor aqueça e faz muito barulho durante a operação. Um capacitor recomendado experimentalmente com uma capacidade de 20 MkF, que acionou o motor imediatamente e não causou superaquecimento.
Conclusão
Para iniciar um motor elétrico trifásico em uma rede de 220 V, o capacitor de trabalho é selecionado com base na potência do motor. Com o aumento da potência para cada 100 watts, a capacidade deve aumentar de 7 a 10 microfarads. Por exemplo, para um motor de 0,5 kW, você pode escolher um capacitor com capacidade na faixa de 35 a 50 MKF.
Você também precisa considerar um parâmetro como a tensão nominal do dispositivo (ou seja, a tensão que o capacitor pode suportar). No trabalho, recomenda-se o uso de capacitores com parâmetros 100% maiores que a tensão real aplicada ao dispositivo. Para este exemplo, é 450 V.
Assista ao vídeo detalhado
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send