Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
É totalmente fácil e, em pouco tempo, você pode fazer um torno de metal caseiro com um grampo excêntrico, de tamanho compacto, e também permite que você fixe a peça de maneira rápida e confiável. A velocidade da morsa será especialmente útil ao realizar grandes volumes de trabalho monótonos e monótonos.
Você pode fazer o torno de metal mais simples com um grampo excêntrico com suas próprias mãos a partir de materiais improvisados baratos - resíduos de sucata, que quase sempre podem ser encontrados em uma oficina ou garagem em casa. Portanto, não vamos nos concentrar nos materiais. Se houver necessidade de estipular seus recursos, esclareceremos isso no processo de trabalho.
Vamos precisar das ferramentas mais comuns para o trabalho:
- máquina de solda;
- moedor com disco de corte;
- furadeira ou furadeira;
- torneira de corte de linha:
- um martelo;
- carrapatos;
- torno de bancada, etc.
Chegando ao torno
Para que o trabalho discuta, não se preocupe em imaginar o resultado final do trabalho que estamos iniciando: tornos excêntricos de aperto rápido prontos, agradando-nos com sua compactação, variedade de cores e recursos surpreendentes para prender de forma rápida e confiável qualquer peça de trabalho.
Bem, agora - para trabalhar, para que o sonho se torne realidade. Encontramos o restante de um canal inutilizável, marcamos com uma régua e marcador e cortamos a peça necessária com um moedor. Tornará a base da esponja móvel e imóvel do nosso vício.
Depois de marcar um canto em ângulo adequado, depois de marcar, corte dois pedaços de igual comprimento, que em um torno se tornarão a base dos lábios do nosso torno caseiro.
No meio da prateleira de um dos cantos - a futura mandíbula móvel do torno, destacamos o centro do furo que perfuramos em uma furadeira.
Na peça transversal do canal em branco ao longo de seu eixo central, mais perto de uma extremidade, delineamos os limites do slot ao longo do qual a mandíbula em movimento do nosso vício se moverá. Marque os pontos perfurando e perfurando as extremidades do slot.
Usando um moedor, corte uma tira de metal no jumper de canal entre esses dois orifícios e bata com um martelo cônico. Esse slot definirá os limites de movimento da mandíbula móvel do torno.
Cortamos duas peças com um moedor de uma tira de metal adequada, cujo comprimento é igual à largura da prateleira de canto. Eles servirão como limitadores para a esponja móvel conforme ela se move ao longo do slot.
Em seguida, conectamos o canto e o canal com um parafuso e uma porca na posição que eles ocuparão no torno acabado.
Fixamos esse projeto em um torno de bancada e soldamos os limitadores transversalmente em ambos os lados do canal, segurando-os com pinças. Para não soldá-los acidentalmente nas prateleiras do canal, colocamos um pedaço fino de borracha, plástico ou outro material dielétrico entre eles durante a soldagem.
Então, de um martelo com uma cabeça redonda que serviu, cortamos um espaço em branco cilíndrico com um moedor de diâmetro aproximadamente igual a uma altura - um espaço em branco do futuro grampo excêntrico.
Marcamos no final um ponto com alguma excentricidade - recuo do eixo longitudinal central do cilindro. Faça um furo na marca paralelamente ao eixo da nossa peça.
Após a marcação, cortamos dois pedaços de tira de metal grosso ao longo do comprimento e da altura iguais à prateleira de um canto de prateleira igual. Este é o futuro revestimento das mandíbulas de um torno de torno rápido.
Perfuramos nessas sobreposições dois orifícios no centro, mais perto das bordas. Nós os posicionamos na frente, sob as cabeças dos parafusos de fixação. Com a ajuda de um moedor, aplicamos um entalhe e os limpamos. Tentamos a qualidade de fixar as placas nas prateleiras dos cantos (garras) com dois parafusos e porcas.
Um canto (garra fixa) é soldado transversalmente ao jumper de canal do lado oposto ao slot. Instalamos novamente os eletrodos nas garras fixas e móveis e, finalmente, parafusamos no lugar usando a chave e uma chave de fenda.
De um metal bastante grosso, cortamos uma faixa de tamanho igual ao comprimento do canto e largura à distância diagonal entre as extremidades das prateleiras. Também o soldamos para garantir a resistência e a rigidez da esponja fixa.
Agora pegamos uma tira mais grossa de metal e perfuramos um buraco em uma extremidade e cortamos a linha com uma torneira. Em seguida, corte um pedaço com um orifício retangular rosqueado ligeiramente diferente do quadrado.
Essa porca retangular caseira retém o excêntrico na esponja móvel e permite que eles se movam ao longo do canal do canal (guia) em uma direção ou outra.
Para impedir que a porca gire sob a peça transversal do canal, corte longitudinalmente ao longo de toda a ranhura com uma pequena folga dos dois lados dela e solde duas guias da haste limitadora.
No excêntrico do lado, aproximadamente no meio de sua altura, perfuramos um orifício cego e cortamos um fio sob o suporte da alça.
Montamos uma mandíbula móvel de um torno com batentes pré-soldados, parafusando a placa acabada com entalhes no canto com dois parafusos.
Encontramos um pedaço de chapa de espessura suficiente para fornecer rigidez. Delineamos nele os contornos da base de forma octogonal com duas marcas para os furos de fixação. Usando um moedor, corte-o.
Soldamos a ele um canal (guia) com uma esponja fixa. Processamos soldas e superfícies com um moedor para remover ferrugem, afluxo de metal, rugosidade e arredondamento de faces.
Colamos a esponja e a fenda longitudinal com uma margem nas laterais com fita de construção.
Usando uma lata de spray, pinte a base, a guia e a esponja fixa em preto, a esponja móvel (exceto a tampa) com tinta verde e a excêntrica em bronze.
Depois de secar a tinta e remover a fita adesiva, todas as partes do nosso torno excêntrico estão basicamente prontas e aguardando a montagem final.
Para fazer isso, basta instalar a esponja excêntrica e móvel na guia, passar um parafuso pelos orifícios e instalar uma porca retangular abaixo da guia e aparafusar o parafuso nela.
Aparafusamos a alça na came lateral e fixamos a base do torno com dois parafusos em uma base de madeira sólida. Nosso próprio torno excêntrico de liberação rápida está totalmente operacional.
Com a ajuda deles, com um movimento da alça excêntrica, você pode fixar qualquer peça de trabalho com rapidez, confiabilidade e sem esforço desnecessário.
Observações no final
Como você precisa trabalhar com um moedor, uma máquina de soldar, uma máquina de perfuração, é necessário usar equipamento de proteção individual, pelo menos óculos para proteção dos olhos e luvas nas mãos.
Para que as partes móveis do torno excêntrico funcionem sem obstruções, elas podem ser lubrificadas com graxa de grafite de tempos em tempos, e a alavanca excêntrica pode ser equipada com um cabo de madeira para maior comodidade.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send