Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Obviamente, você pode comprar um produto acabado em uma loja gastando uma certa quantia. Para aqueles que não têm dinheiro extra e desejam trabalhar com as mãos, sugiro que você faça um afiador de facas. Utilizamos materiais indesejados para isso, que custam quase nada, enquanto o dispositivo não funciona pior que o de fábrica.
Algum interesse? Então vamos lá.
Materiais e equipamentos necessários
Vamos precisar de:
- uma barra de arenito, rebolo ou algo assim, eu pessoalmente recomendo arenito;
- um ímã suficientemente forte (e de preferência dois) de forma plana. Você pode desmontar um alto-falante que tenha expirado e, se um ímã de neodímio não usado aparecer, é super;
- dispositivo para medir ângulos. Uma praça escolar comum com um ângulo requerido pronto (no meu caso 30 °) é adequada aqui;
- haste de metal fina (usei cobre);
- alguns pedaços de tábua fina;
- suporte retangular, que geralmente é usado para fixar prateleiras nas paredes;
- cianoacrilato, comumente conhecido como super cola;
- bicarbonato de sódio;
- e você não vai acreditar - uma faca)).
Das ferramentas, você precisará de uma retificadora (retificadora), um arquivo e uma serra.
Medidas de segurança
Eu procedo da suposição de que uma pessoa que às vezes trabalha com as mãos está bem ciente dos perigos potenciais que surgem nos casos:
- trabalhar com ferramentas elétricas;
- o uso de objetos cortantes afiados;
- o curso de certas reações químicas.
Começando a trabalhar
Anexe um ímã (ou dois ímãs, como o meu) a um bloco de madeira. Para fazer isso, despeje uma fina camada de refrigerante na barra, umedeça com gotas de super cola e cole o ímã.
Fabricamos ou obtemos um bloco acabado de arenito. Cortei algumas barras retangulares (em reserva) de arenito. Usado para este moedor e um disco especial para cortar granito. A superfície da barra foi nivelada por uma retificadora. Demorou literalmente minutos. Recomende imediatamente fazer alguns bares.
Com um moedor, alinhei adicionalmente a parte traseira da barra, que não está funcionando, à qual a haste será colada. Também afiei a haste para aumentar a área de contato com a barra.
Além disso, de acordo com a tecnologia que você já conhece, usando refrigerante e super cola, conecto a haste à barra. Eu poli o monólito resultante de refrigerante e cola, dando-lhe uma forma mais atraente (como me pareceu).
Ângulo de afiação
Agora você precisa determinar a linha de corte do bloco de madeira, na qual os ímãs são colados. Isso deve ser feito de forma a garantir a fixação da pedra de amolar em um ângulo de 30 graus em relação ao plano da lâmina da faca. Por que exatamente 30 graus? Não sei explicar, acabei de decidir e você pode escolher seu ângulo.
Colocamos a barra com ímãs em uma superfície plana, colocando nosso suporte retangular embaixo dela. Instalamos um triângulo de modelo nos ímãs com uma perna longa. Inclinamos uma pedra de esmeril contra a borda da barra e a orientamos para que a haste coincida com a hipotenusa do gabarito (ou seja paralela a ele). Esses serão os 30 graus necessários para o plano dos ímãs, uma vez que o menor dos cantos do triângulo do nosso modelo possui exatamente esse valor. Agora você precisa mover o suporte ao longo da barra até que a posição da haste coincida com o orifício no suporte no qual será inserido. Nesta posição, marque com um lápis a linha de corte da barra.
Colocando a base do nosso dispositivo
Não há nada especialmente a dizer aqui. Veja a foto do que deve acontecer. Sim, mesmo assim, refrigerante + super cola é poder!
Verificando e ajustando o ângulo de retificação
Depois de concluir o teste de nitidez de uma lâmina, verifique se o ângulo combina com você. Você pode fazer vários furos no suporte correspondentes a diferentes ângulos.
Teste
Ao afiar, recomendo mergulhar a pedra de amolar na água.
Usar uma faca não é nada difícil. Os ímãs fixam com segurança a faca na posição requerida, basta segurá-la levemente com uma mão.
O que mais pode ser feito?
Tendo formado os ângulos de afiação da minha lâmina a partir do zero, eu estava convencido de que o desgaste da pedra de amolar é insignificante. De qualquer forma, fiz várias pedras de amolar na reserva e, se necessário, vou alterá-las.
Em geral, estou satisfeito com o funcionamento do dispositivo. Outro pensamento me ocorreu - fazer uma pedra de amolar de moagem feita de cerâmica para terminar o processamento de bordas afiadas. Vou tentar implementá-lo. Boa sorte a todos!
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send