Fresa de madeira para furos cegos passantes e cegos

Pin
Send
Share
Send


Imagine que você está enfrentando uma tarefa específica: fazer um buraco em uma árvore embaixo de um rolamento. Para pressioná-lo, é necessário um certo diâmetro do cortador, não o fato de que uma ferramenta desse tamanho estará na loja. Portanto, é mais fácil e mais barato fazê-lo você mesmo.

Vai precisar


Precisamos apenas de dois parafusos M8 e uma arruela com um diâmetro externo de 35-45 mm. A propósito, o tamanho do parafuso depende do problema que está sendo resolvido. No nosso caso, selecionamos a futura ferramenta de corte Forstner para os furos de um pequeno rolamento de esferas. Ele deve ser fixado nivelado com o plano base. Também fazemos um grampo para pressionar o elemento na madeira.
Então, vamos nos armar com uma ferramenta elétrica:
  • Retificadora (rebarbadora) com discos abrasivos para corte e retificação.
  • Broca
  • Máquina de solda elétrica.
  • Furadeira vertical.

A partir de uma ferramenta manual, precisaremos de: um arquivo, um marcador, uma pinça. Bem, uma área de trabalho com uma morsa pode ser encontrada em todos os workshops.

Fresa de madeira caseira (broca Forstner)


Primeiro, meça com uma pinça a distância restante na tampa do parafuso em relação ao rolamento montado. O tamanho da tampa em torno do parafuso M8 é 12,73-13 mm. O diâmetro do cabo é de 11,60 mm, o que permite que ele seja fixado na maioria dos mandris de perfuração modernos.
O chapéu precisará trabalhar sob o diâmetro do rolamento. É esta parte do parafuso que será o elemento de trabalho do nosso cortador. Para marcar, é melhor usar um marcador de contraste fino, cujos riscos serão facilmente distinguíveis no metal.

Fazemos a marcação da rebarba do cortador. Isso permitirá que ela se livre facilmente dos chips. Prenda o parafuso em uma morsa e, com a ajuda de uma roda de corte, fazemos esses cortes no chapéu com um moedor.

Medimos o diâmetro do rolamento.

Para trabalhar a cabeça facetada do parafuso até a circunferência, é necessário transformar nossa broca em um torno. Nós o prendemos em um torno e o parafuso está firmemente fixado no cartucho exatamente no centro.

Fixamos o botão de perfuração em um modo constante de operação e prosseguimos com o processamento da cabeça do parafuso. Esse processo é monitorado constantemente para que o centro do parafuso não se mova e não viole a uniformidade dos dentes acionados. Colocamos o disco abrasivo de moagem no moedor e trituramos as bordas na circunferência.

A parte final do cortador também é ligeiramente removida, deixando apenas uma pequena ponta no centro. Esse detalhe é extremamente importante, pois esse tipo de fresa encontra um centro durante a operação e só então o material começa a operar com arestas e arestas de corte. Ele pode ser modificado com cuidado com um arquivo para que não seja cortado inadvertidamente durante a moagem.

O cortador está quase pronto. Resta apenas moldar as arestas de corte e afiá-las.

Aqui está o resultado.

Agora você pode testar a ferramenta resultante em um pedaço de madeira desnecessário. Funciona e muito bom!

Buraco cego:

E de ponta a ponta:

A braçadeira mais simples para montagem


Faremos este dispositivo com o mesmo parafuso M8 e uma arruela adequada em diâmetro. Expomos o parafuso verticalmente sobre uma superfície de metal, fornecendo contato da massa para a soldagem elétrica. Colocamos a arruela em cima no centro da tampa do parafuso, segurando-a com um alicate. Soldamos o centro com um eletrodo, preenchendo a zona do orifício interno da arruela.

Prendemos a pinça obtida em um torno e a limpamos com uma esmerilhadeira (rebarbadora). A parte traseira pode ser passada com um bico de escova para uma broca.

Inserimos o clipe acabado no mandril de uma furadeira vertical e tentamos pressionar o rolamento na madeira. Um dispositivo tão simples o poupará de esforços desnecessários e lidará com precisão com essas tarefas.

Dicas práticas


Este truque da vida tem uma fraqueza. É mais adequado para resolver rapidamente uma tarefa de curto prazo, quando não há tempo para ir à loja ou ao mercado. Como para produtos de aço como parafusos é utilizado aço comum, e não aço para ferramentas, essa fresa é fornecida com desgaste rápido. No entanto, sua vida pode ser prolongada, temperando-a em casa, por exemplo, com um queimador de propano ou em uma oficina de ferreiro.
Além disso, para não se confundir na configuração da parte de corte do cortador, suas ranhuras e sua direção, você pode tirar como base a foto do cortador acabado da Internet. Esses cortadores costumam ser usados ​​para furos para dobradiças de móveis.
Embora essa ferramenta caseira possa ser usada com pouca frequência. Mas, para a sua fabricação, você não gastará muito dinheiro e, quando necessário, estará sempre ao seu alcance!

Pin
Send
Share
Send