Como corrigir defeitos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Comparado aos metais, a madeira não é dura o suficiente. Portanto, durante o processamento, são possíveis pequenos erros que estragam a impressão geral do produto. A capacidade de eliminar defeitos surgidos é um sinal de um carpinteiro ou carpinteiro qualificado. Mas para isso, você precisa ter os truques e truques para eliminar erros aleatórios. Todos podem dominá-los, se você tentar um pouco. Do que precisamos para o trabalho?

Suprimentos essenciais


Como a estrutura de uma árvore de qualquer raça é fibrosa e não muito densa, a madeira se une perfeitamente. Portanto, em primeiro lugar, precisaremos de:
  • Cola CA, também chamada cianoacrilato ou super cola. Uma de suas qualidades importantes é a secagem rápida, embora não tão rápida quanto você deseja.
  • Para acelerar a secagem, você pode usar um ativador de aerossol, que fornece um conjunto rápido de resistência (endurecimento) da cola. É melhor escolher a mesma marca que a super cola.
  • Massa sobre madeira de boa qualidade, que é eficaz e não encolhe. Isso acontece em cores diferentes, portanto, não é difícil escolher uma cor adequada para uma determinada raça de madeira.
  • Ferro elétrico doméstico comum, pedaço de pano, etc.

Processo de correção de erros para madeira


Considere os defeitos típicos ao trabalhar com produtos de madeira e como lidar com eles.

Eliminamos fichas


Às vezes, ao processar peças de trabalho, um pedaço de madeira se quebra.

No caso de sua segurança, o problema é resolvido com muita simplicidade: é necessário instalá-lo no lugar com cola. A situação é complicada quando esse fragmento não pôde ser salvo ou foi perdido em algum lugar. Então você tem que usar enchimento, ou seja, massa de vidraceiro.

Para fazer isso, você deve instalar as espécies de árvores para escolher uma massa por cor. No nosso caso, a peça acabou sendo de bordo. Selecionamos uma massa do tipo apropriado e, usando uma pequena espátula, preenchemos completamente a fenda ou arranhão profundo com a composição selecionada.
Dê tempo para a massa secar completamente. Este processo prossegue rapidamente, uma vez que a composição tem uma base de água. O frasco deve sempre ser mantido fechado para que o conteúdo não seque e, em seguida, ele pode ser usado conforme necessário.
Depois que a massa é completamente endurecida, nós a processamos com uma lixa para obter o perfil desejado. Como esperado, a massa selecionada por esquema de cores não se destaca no fundo da cor natural do espaço em branco do bordo.

Agora, pegamos um lápis de cor adequado e desenhamos linhas de textura ao longo da superfície polida da massa, observando sua espessura natural e saturação de cor. Para aumentar a resistência do local restaurado na peça de trabalho, ela pode ser revestida com verniz incolor.

Eliminar furos feitos por engano


Ocorre que um recesso é feito na peça de trabalho, um orifício ou ranhura está no lugar errado ou para eliminar um defeito grave que penetra no corpo da peça de trabalho. Para mascarar essa intervenção, tornamos a pastilha um pouco maior que a ranhura, mas com um afunilamento no fundo. Isso permitirá que ela entre facilmente no recesso e, enquanto mergulha sob os golpes do martelo, preenche completamente o buraco ao longo do plano externo. Para uma fixação confiável, o espigão e a ranhura devem ser cobertos com cola antes da instalação.

Se parte do espigão for deixada do lado de fora, ela poderá ser cortada com um avião e lixada com lixa. O principal neste caso é escolher um inserto da mesma árvore da peça de trabalho, com aproximadamente a mesma textura.

Consertamos chips de canto


Às vezes, no final do processamento da peça de trabalho, um movimento descuidado leva ao fato de que uma peça pequena, porém alongada, é separada da matriz. Se você não perdê-lo e mantê-lo intacto, é possível colá-lo no lugar com super cola, pressionando-o levemente com uma espátula.

Para colar mais rápido, cobrimos a área de trabalho com um ativador de aerossol. Após o endurecimento final da cola, a área é levemente tratada com um pano de esmeril fino para remover o excesso de cola endurecida.

Restauramos grandes chips angulares


Ocorre que, no final de um tarugo quase acabado, um pedaço de madeira bastante grande com uma seção transversal irregular se rompe. A restauração de uma peça é difícil se um fragmento separável for perdido ou se partir em pedaços.

Nesse caso, é melhor agravar o defeito: escove-o com um cinzel ou um avião e dê uma superfície plana à base do dano. Portanto, será mais fácil eliminar a falha. Para fazer isso, é suficiente usar uma cola misturada com um ativador de aerossol para colar um pedaço deliberadamente maior de madeira e, após um aperto firme, processá-lo de todos os lados até que a forma desejada em três planos seja obtida.

Para fazer isso, precisamos de uma plaina, lixa e uma serra, se o fragmento colado se projetar além da borda da peça de trabalho.

Eliminar amassados ​​na madeira


Se um objeto ou ferramenta pesada cair na superfície de um produto de madeira, um dente perceptível permanecerá nele, o que obviamente não decorará a aparência da peça de trabalho. O que acontece As fibras de madeira do choque são comprimidas, compactadas, como resultado da formação de um dente.

É possível retornar as fibras de madeira à sua posição original? Sim, existe esse caminho. Despeje água na superfície danificada da peça de trabalho para que ela encha os dentes com uma "margem".

Cobrimos a zona de danos com um pano que absorve bem a água. Se você agora o mover com um ferro quente, a água começará a evaporar e o vapor, atuando nas fibras de madeira amassadas, começará a endireitá-las. Aumentando o volume, as fibras deformadas retornam ao seu estado original e eliminam o dente.

Para visualizar o processo de remoção dos amassados, é necessário desenhar um plano com uma barra de giz alongada no local onde estava o defeito. Se o dente não for completamente removido, a área que não estiver cheia de giz permanecerá e o tratamento a vapor deve ser continuado.
Este método pode ser usado antes de lixar madeira compensada sanduíche para reparar pequenos amassados ​​e arranhões que podem ocorrer durante o transporte, transporte e armazenamento. Após esse processamento, a moagem da superfície do compensado não exigirá muito esforço e tempo, mas ao mesmo tempo será garantida alta qualidade.

Toque final


Às vezes, os mestres adicionam serragem à super cola ou epóxi e usam essa mistura para corrigir erros. Porém, deve-se levar em consideração que, mesmo com uma mistura de serragem de madeira, eles podem alterar a cor natural da peça reparada ou deixar manchas visíveis.
Ao usar essas misturas, você geralmente precisa adicionar tinta para ajustar a paleta. Para preservar a cor natural da peça recuperada, é melhor usar produtos incolores.

Pin
Send
Share
Send