Supercapacitores em vez da bateria no carro

Pin
Send
Share
Send


Um supercapacitor ou ionistor é algo entre uma bateria e um capacitor convencional. Tem muitas vantagens que a bateria não possui. Portanto, apresentarei um protótipo de bateria totalmente funcional para uma máquina ionistor. Com ele, você não pode simplesmente dar partida no motor algumas vezes, mas operar completamente o carro por tempo ilimitado.

Vai precisar


  • Supercapacitores (ionistores) 2,7 V 500 F.
  • Taxa de balanço.

Isso é suficiente para o primeiro protótipo.

Primeiro teste de partida do motor


Comprei 6 supercapacitores e uma placa de proteção de equilíbrio, eles são vendidos individualmente para cada ionistor e, às vezes, há uma linha sólida para seis peças.
Coloque tudo junto.

A placa de proteção elimina a sobrecarga dos supercapacitores com tensões superiores a 2,7V, portanto, é quase necessário usá-lo se os elementos forem ligados em série.
Em seguida, soldados os terminais e instalei esta bateria no carro. Mas primeiro ele deve ser carregado com uma pequena corrente de 5-7 A à tensão operacional. Demorou 10 a 15 minutos.

Após a conexão, o carro deu partida sem dificuldades desnecessárias, o motor funcionou de maneira estável, a tensão na rede de bordo foi mantida no nível adequado.
No decorrer deste experimento, as seguintes vantagens e minutos ficaram claros: a bateria dos ionistores descarregou-se rapidamente quando a ignição foi desligada, ou seja, em algum lugar após 5-6 horas a tensão caiu para 10 V. Era um sinal de menos, e o ponto positivo era que mesmo com essa tensão o carro ainda estava dando partida, pois para o ionistor qualquer tensão está funcionando, diferentemente da bateria.
Como resultado, não era mais possível dar partida no motor após um dia. E eu decidi corrigir essa falha no design a seguir.

Esquema


Aqui está um diagrama de um segundo protótipo de bateria.

Farei uma reserva imediatamente: não há painel solar e uma segunda bateria nele. Ele também usa uma linha de supercapacitores com uma placa balanceada. Também é adicionado um controlador de carga da bateria, dois interruptores, um voltímetro e uma pequena bateria de 7,5 Ah.
O funcionamento do dispositivo é o seguinte: antes de ligar o carro, abra o capô e clique no botão superior de acordo com o esquema. Através de um poderoso resistor de 50 watts com uma resistência de 1 ohm, o ionistor começa a carregar da bateria. É impossível carregar diretamente sem esse resistor, pois para uma bateria isso será equivalente a um curto-circuito.

Tudo sobre tudo leva 15 minutos. Isso não é crítico para mim. Depois disso, você pode iniciar um carro e dirigir. Um diodo Schottky também é inserido em paralelo com o resistor. Serve para carregar a bateria após o arranque do motor.
E a bateria está carregando através do controlador de carregamento.

É necessário para que cada vez que você não clique no botão liga / desliga, ligue-o e vá uma vez: levante-se na loja e deixe-o por algumas horas. E se o ionistor começar a extrair corrente da bateria e descarregá-la abaixo de 11,4 V, o controlador de carregamento desligará imediatamente. Isso protegerá a bateria da descarga total, o que pode destruí-la prematuramente.
O interruptor inferior é usado para conectar um voltímetro aos ionistores ou à bateria.

Bateria supercapacitor totalmente operacional


Montou todo o circuito em uma caixa de plástico. Passeio temporariamente natural e limpo e tente a inovação.

Vista superior do dispositivo.

Controlador de proteção.

Resistor limitador de corrente poderoso.

Um voltímetro digital é visível através de plástico.

Instale em um carro em vez de em uma bateria padrão.

Ligamos a ignição e tentamos dar partida no motor.

O motor arrancou rapidamente, sem problemas.

Os ionistores e a bateria estão sendo carregados, conforme indicado pelo voltímetro.

Conclusão


Agora, mais sobre as vantagens e desvantagens:
Prós:
  • Ao contrário de uma bateria, os supercapacitores lidam de maneira mais confiável com a corrente de pico de irrupção. A inicialização é mais confiável.
  • A baixa voltagem está totalmente operacional.
  • Seu peso é baixo, do qual toda a caixa pode ser facilmente transportada para casa, por precaução.
  • Para a inicialização, você pode carregar até baterias e seguir em frente com calma.

Contras:
  • Grande auto-descarga. Claro, você pode se movimentar, mas se precisar ativar as dimensões ou o alarme por um curto período de tempo, não há energia suficiente para isso, com o motor desligado, é claro.

Bem, isso é o que veio à mente. Agora sobre o custo. No Ali Express, super capacitores não são tão caros. E se você contar com 6 e proteção equilibrada, sairá mais barato que uma bateria de ácido.
Isso é tudo para mim. Espero que meu experimento tenha sido informativo e interessante para você. Boa sorte a todos!

Pin
Send
Share
Send