Como transformar um tubo redondo de PVC em um quadrado

Pin
Send
Share
Send

Às vezes, é necessário um tubo quadrado de PVC de comprimento curto. Você poderia comprá-lo em uma loja, mas eles não venderão um pedaço pequeno lá, mas é um pouco caro comprar um tubo com uma seção de 150 × 150 mm e um comprimento de pelo menos dois metros. Comparado com um tubo redondo com um diâmetro de 150 mm do mesmo comprimento, custará quase o dobro.

Vamos tentar fazer um tubo quadrado com uma seção transversal de 150 por 150 mm com nossas próprias mãos a partir de um tubo redondo de PVC com um diâmetro de 150 mm. Para isso, precisamos de mais algumas tábuas de madeira ou de aglomerado, além de um secador de cabelo, de preferência um de construção e um martelo. É aconselhável usar luvas nas mãos, pois o tubo precisará ser aquecido até 140 graus Celsius.

Atividades preparatórias


O trabalho preliminar mais responsável que nos espera é calcular a largura das placas e a espessura da pastilha entre elas para suportar o tubo redondo durante o aquecimento e a transformação em um produto quadrado.

Se os espaçadores apresentarem dimensões, em particular, a largura for menor que o necessário, o tubo não será muito quadrado e, se os tamanhos permitidos forem excedidos, é mais provável que quebre a dobra.
A largura das placas deve corresponder exatamente ao lado do quadrado inscrito no tubo com um diâmetro de 150 mm, é claro, levando em consideração a espessura de suas paredes. No nosso caso, as duas placas mais externas devem ter uma largura de 112 mm e um comprimento um pouco maior que um tamanho de tubo semelhante.

A pastilha entre eles, que anteriormente chamamos de espaçador, levando em consideração a espessura das placas laterais de 15 mm, deve ter uma seção de 80 por 80 mm e pode ser composta se não houver uma matriz desse tamanho.

Transforme um tubo redondo em um quadrado


Nesta fase, um secador de cabelo entra em ação, com o qual aqueceremos o material do tubo redondo para um estado amolecedor. O aquecimento deve ser realizado de maneira uniforme e não superaquecer o plástico acima de 140 graus Celsius; caso contrário, ele pode derreter, perder sua forma e se tornar inadequado para outras transformações.

Porém, antes de proceder ao aquecimento da entrada do tubo redondo, é necessário inserir elementos destinados à formação de uma seção quadrada nele. Primeiro, inserimos as placas laterais ao longo de todo o comprimento do tubo, depois inserimos um espaçador entre elas no lado em que o chanfro é fornecido e empurramos ainda mais, na medida do possível, com a força de apenas uma mão.

Começamos a aquecer uniformemente a parte de entrada do tubo original, movendo gradualmente a zona de aquecimento ao longo de seu comprimento. Nesse caso, é necessário controlar constantemente com a mão livre na luva o grau de aquecimento e amolecimento do plástico.
Quando a ductilidade do tubo se tornar suficiente, pegue um martelo em nossas mãos e martele o espaçador entre as duas tábuas. Se o processo for apertado, reaqueceremos o tubo por dentro, por fora e até pela outra extremidade.

Portanto, continuamos alternando o aquecimento e empurrando os espaçadores, ajudando com um martelo, se necessário, mais longe do início do tubo até que o espaçador apareça na extremidade oposta.

Agora que os elementos que formam a seção quadrada tomaram sua posição final, continuamos a aquecer o plástico com um secador de cabelo uniformemente por todos os lados até que o tubo quadrado adquira uma aparência final.
Resta apenas, depois de algumas pessoas segurar o tubo quadrado nos elementos formadores para resfriá-lo, bater os pedaços de madeira para fora do tubo com um martelo, inclusive na fase final com a ponta da alça.

Resultado


Obtivemos de um tubo redondo com diâmetro de 150 mm uma seção quadrada de 150 × 150 mm com cantos um pouco arredondados, o que não apenas dá ao tubo um apelo estético, mas também o fortalece, principalmente ao perceber cargas de flexão.

Pin
Send
Share
Send