Como congelo tomates para o inverno, um truque útil

Pin
Send
Share
Send

Donas de casa experientes usam vários métodos de preservação de vegetais, incluindo congelamento. Mas vegetais diferentes após o degelo se comportam de maneira diferente. Tentei dessa maneira manter os tomates fatiados, mas depois de descongelar eles parecem trapos e não têm sabor. Portanto, nos últimos anos, tenho agido de maneira diferente.

Compra


Compro tomates com o mais recente grau de maturidade no mercado (os chamo de "cafetões").

Os vendedores dão esse charme por centavos, tentando se livrar mais rapidamente, porque em um dia esse produto não será mais um produto. A visão que eles têm, é claro, não é atraente, mas não estou muito interessado em beleza e nem mesmo no preço, mas em quanto gosto. É neste momento que o tomate é o mais delicioso possível.

Preparação


Eu lavo legumes, corto partes muito danificadas (principalmente pretas), cortadas ao meio.

Esfrego um ralador grosso para separar a carne da casca.

Aqui, cada amante pode agir à sua maneira. Minha avó, por exemplo, cozia tomates e esfregava uma peneira ou peneira. Usando uma peneira, você pode se livrar não apenas da casca, mas também das sementes. Mas esse procedimento leva muito tempo. As sementes absolutamente não me incomodam, por isso dou preferência ao meu método.

Cozinhar


Despeje o líquido resultante em uma panela de aço inoxidável, deixe ferver e cozinhe por uma hora e meia, a fim de evaporar o excesso de umidade (cerca de dois terços).

Eu não fiz isso antes, mas imediatamente empacotei o tomate em recipientes de plástico e enviei para o freezer. Mas não gostei do resultado após o degelo: uma grande quantidade de água e muito pouca matéria seca. Não há muito espaço na célula, então eu realmente não quero economizar água.
Especialistas dizem que mais vitaminas são armazenadas em vegetais congelados do que em processados ​​termicamente. Portanto, cada mulher decidirá por si mesma: cozinhe ou não.
Ao cozinhar um tomate, também é importante não exagerar: ele deve permanecer líquido. Como eu cozinho principalmente pratos sem adicionar gorduras extras, a base de tomate permite que eles sejam substituídos pelo menos parcialmente. Ele perfeitamente ensopado de legumes e não queima.

Embalagem e congelamento


Despejo a massa de tomate resfriada em recipientes de plástico de qualidade alimentar. Eles não devem estar cheios até a borda (todo mundo já ensinou física).

O produto embalado é enviado para congelar.

Por último


E, finalmente, você pode fantasiar um pouco. Se você tiver grandes problemas com a compra de legumes no inverno, poderá adicionar cenouras, cebolas e pimentões em sua forma bruta à nossa colheita (por litro de tomate pronto - uma cenoura, uma cebola e uma pimenta (todas de tamanho médio)). Mas não faço isso, porque cebolas e cenouras estão sempre disponíveis frescas no inverno (e, novamente, há mais vitaminas nos frescos), e congelo a pimenta separadamente. By the way, pimenta para congelar é melhor tomar vermelho, suculento, doce, mas verde.
O único complemento que eu não desistiria é o verde. No verão, é muito mais barato que no inverno. Adicione o endro picado, a salsa, o manjericão (o que você quiser) ao tomate quando desligar o fogo e misture tudo. Durante o resfriamento, a base absorve o aroma. Este método de preservação de verduras, na minha opinião, é o mais eficaz, pois ao secar, salgar ou congelar, a grama perde suas propriedades aromáticas.
Só isso. Divirta-se em sua cozinha!

Pin
Send
Share
Send