A cobertura macia enrolada é um tipo de cobertura de cobertura em polímero de betume, que é frequentemente usada em substratos horizontais com uma leve inclinação. Por exemplo, em garagens.
Nesta revisão, não falaremos sobre os prós e contras desse tipo de cobertura, mas consideraremos apenas as nuances básicas que os iniciantes precisam conhecer.
E vamos começar com a escolha do material. Esse problema deve ser abordado com responsabilidade. Se você deseja obter uma cobertura de alta qualidade que proteja da chuva (neve e chuva) por muitos anos, é melhor não economizar no material em si.
Qual material escolher
Os telhados macios enrolados podem ser feitos em uma base diferente. O mais barato é considerado - com base em fibra de vidro, a resistência mecânica de um material desse tipo é baixa e o rolo é fácil de rasgar durante o transporte.
É melhor escolher rolos baseados em fibra de vidro ou poliéster. Preste atenção à espessura da base de betume - quanto mais espessa, melhor.
Para a garagem, muitos recomendam comprar stekloizol. Sim, o material é orçamentário, mas se você não tem experiência em instalar telhados macios, é melhor comprar isolamento de vidro não com base em fibra de vidro, mas com base em fibra de vidro (sim, um pouco mais caro, mas mais confiável e mais conveniente trabalhar com ele).
Preparando a base do telhado
Antes de prosseguir com a fusão do rolo, é necessário preparar adequadamente a base. Para fazer isso, primeiro você precisa remover o revestimento antigo, reparar ou fazer uma nova mesa e enrolar com uma cartilha.
Este método de preparação da base do telhado é o mais confiável, mas exige muito trabalho. Portanto, se você não estiver pronto para isso, poderá depositar o material de impermeabilização diretamente na cobertura antiga.
Observe que, com uma inclinação de mais de 15% do telhado, duas camadas de telhado macio serão suficientes. Se a inclinação for de 5 a 14%, nesse caso, é recomendável colocar três camadas.
A camada pode ser colocada "afastada", de modo que as costuras da camada superior sejam deslocadas para o lado em 50 cm das costuras da camada inferior, ou transversalmente, quando cada camada é colocada perpendicularmente uma à outra.
Recursos de montagem
Comece colocando os rolos de cima para baixo, movendo-se da parte inferior do telhado para a parte superior. Assim, a chuva ou a água derretida não caem nas costuras.
Rolos de borracha ou metal podem ser usados para costuras rolantes, mas antes disso, a superfície do rolo deve ser pulverizada com água para não danificar o revestimento protetor (aspersão da ardósia).
Ao montar juntas, é recomendável aplicar gesso na superfície vertical da parede (ou pelo menos cobri-la com uma solução de rachaduras e recessos) e depois cubra-a com uma camada de mástique ou de primer.
No processo de fusão do teto macio, é usado um queimador de teto a gás, conectado a um cilindro de propano.
Ao aquecer o rolo (em particular o vidro), não superaqueça a base de betume, caso contrário a aspersão da ardósia “flutuará”.