Nesta revisão, o autor propõe dar uma segunda vida à velha lâmina de diamante, que já "desenrolou seu termo", tornando-a um disco de corte universal para o retificador.
Segundo o autor, este disco caseiro poderá serrar aglomerado, compensado, OSB, laminado e até plexiglás. Em geral, eles podem cortar todos os materiais, exceto pedra, metal e vidro comum.
E o primeiro passo é imprimir um estêncil de papel, com base no tamanho do próprio disco. Obviamente, é aconselhável usar uma grande roda de diamante de 230 mm.
Então você precisa cortar o estêncil impresso ao longo do contorno e colá-lo no disco. Para isso, o bastão de cola de papelaria mais comum é adequado. E então cortamos o moedor de acordo com o padrão.
As principais etapas do trabalho
Em seguida, você precisa fazer quatro furos mais úmidos e fazer cortes. Ao mesmo tempo, observe que os slots devem ser feitos em um pequeno ângulo positivo em relação ao centro do disco.
Para que no processo de trabalho a roda de corte universal não prenda, será necessário fazer uma mordida no dente (cerca de 1-2 mm). E para isso, é melhor usar uma ferramenta especial que permita suportar o mesmo ângulo de inclinação para todos os dentes.
Se um moedor com controle de velocidade ou uma máquina de polir estiver disponível, antes de usá-lo, é aconselhável verificar se há um disco caseiro em busca de vazamentos, começando em baixas velocidades.
No último estágio, resta apenas afiar os dentes, e você já pode verificar o disco em operação. Para obter detalhes sobre como fazer uma roda de corte universal com suas próprias mãos a partir de uma lâmina de diamante antiga, recomendamos que você veja o vídeo em nosso site.