Se não for possível comprar um roteador manual para uma oficina, você pode fazer uma opção de orçamento com um moedor antigo e um mandril. Obviamente, em termos de mão de obra, esse produto caseiro é, em muitos aspectos, inferior ao modelo de fábrica. Mas, como se costuma dizer, por falta do melhor em peixes e câncer - peixes.
Provavelmente não vale a pena comprar um moedor especificamente para fazer uma fresa manual. Mas se você tem uma rebarbadora de trabalho antiga, que raramente usa, ela pode ser gasta "às custas". Bem, um cartucho de came de uma broca pode ser comprado no mercado se não estiver disponível.
As principais etapas do trabalho
Primeiro, o mandril da furadeira elétrica precisa ser "adaptado" ao moedor, soldando a porca na parte traseira. Para evitar grandes batidas durante a operação, a porca deve ser soldada o mais uniformemente possível.
Para fazer isso, primeiro inserimos um pequeno segmento de um pino de diâmetro adequado no mandril, depois fixamos com “cames” e, em seguida, envolvemos e escaldamos a porca. Após a soldagem, desaparafuse o pino.
Em seguida, o cartucho modificado deve ser encaixado no moedor. Para fazer isso, simplesmente enrole a porca no eixo da engrenagem e aperte-a bem.
Dois pedaços pequenos devem ser cortados de um tubo de aço com um diâmetro de 32 mm, ao qual duas arruelas devem ser soldadas. Nas duas partes resultantes, faça furos com uma broca de metal de 10 mm para parafusos de orelhas M10.
Na última etapa do trabalho, resta apenas a montagem de uma fresa de mão caseira - para isso, o moedor precisa ser "plantado" em guias com uma sola.
Para um processo detalhado de fabricação e montagem de uma ferramenta elétrica, consulte o vídeo no site.