As pequenas pás compradas, usadas para diversas obras de jardinagem, estão longe de sempre se distinguir pela excelente qualidade e não são baratas, dada a simplicidade de seu design.
Portanto, se você não quiser jogar dinheiro fora, pode fazer você mesmo essa ferramenta útil a partir de materiais improvisados. Com uma pá caseira, você pode não apenas afrouxar a terra ou as hortas, mas também cavar buracos para o plantio de plantas.
As principais etapas do trabalho
Para este trabalho caseiro, você precisará de uma serra circular antiga (não é prático usar uma nova), da qual, usando um modelo de papel, você precisará usar um moedor para cortar a parte de trabalho da lâmina com um pequeno "processo" na parte superior - ela será usada para fixar o suporte de madeira.
Depois disso, a superfície externa da lâmina deve ser aquecida com um queimador de gás (ou em fogo aberto) até ficar vermelho e com um martelo causar uma pequena depressão na parte central. Então você precisa aquecer a placa superior e dobrá-la de forma a obter um tule - um local para a "aterrissagem" do suporte.
Depois disso, resta apenas limpar a superfície da escápula, fazer furos com o diâmetro desejado para fixação, colocar um suporte, que pode ser feito a partir de qualquer galho grosso de uma árvore, e fixá-lo com uma unha ou um parafuso autorroscante.
Uma pá de jardim caseira, feita de uma serra circular, é notável por sua facilidade de uso, tamanho compacto e também servirá fielmente por mais de um ano. O processo de sua fabricação, veja o vídeo em nosso site.