Um mini torno de madeira caseiro permitirá que você execute várias operações no processamento de espaços em branco de madeira. Faça você mesmo é muito simples, e isso não requer materiais "exóticos". Os principais componentes do torno, incluindo a cama, são feitos de madeira compensada e barras.
Como acionamento, é utilizada uma furadeira convencional - sua energia será suficiente para processar pequenas peças de madeira. Um turner caseiro é instalado na área de trabalho ou na bancada. Portanto, você não precisa liberar espaço adicional no workshop.
As principais etapas do trabalho
O primeiro passo é fazer uma cama para um torno. Para fazer isso, recorte uma folha de compensado de tamanhos adequados, faça uma marcação, faça dois furos na parte central e use um quebra-cabeças ou uma serra de fita para fazer um corte longitudinal.
Em seguida, prendemos a folha de compensado nos dois blocos de madeira com parafusos autorroscantes. Em seguida, prendemos mais duas barras transversais para obter uma moldura retangular. Então, a partir de pedaços de madeira compensada cortados no tamanho, será necessário fazer um pedestal para uma furadeira elétrica. Nós o fixamos à estrutura nos parafusos autoatarraxantes, com orifícios previamente marcados e perfurados.
Para uma fixação confiável da broca, usamos um grampo de madeira caseiro, que pode ser feito de duas barras curtas e parafusos com porcas de orelhas.
Em seguida, a partir de dois trilhos-guia e pedaços de madeira compensada, fabricamos um cabeçote móvel com um parafuso de aperto, cuja borda é afiada sob um cone e um suporte móvel para a ferramenta. O resultado é um torno de mesa simples para uma oficina em casa, onde você pode processar pequenas peças de madeira.