Uma fonte que funciona a partir de garrafas plásticas

Pin
Send
Share
Send

Se um grande número de garrafas de plástico debaixo de água com gás se acumulou no país ou em casa, não se apresse em jogá-las em um aterro sanitário - elas ainda podem ser úteis na casa. Por exemplo, um recipiente vazio é adequado para a fabricação de fontes caseiras simples, com as quais é fácil organizar um sistema de irrigação para a irrigação do gramado (caso não haja aspersores e aspersores para o jardim em mãos).
E você pode gastar seu tempo livre com seus filhos fazendo uma fonte com uma garrafa de plástico. Esse produto caseiro será muito interessante para jovens inventores e bastante simples de fabricar.

Uma fonte que funciona a partir de garrafas plásticas

O esquema clássico da Fonte Heron é descrito em livros de física da 7ª série e consiste em 3 recipientes com água, localizados um acima do outro e conectados por três tubos. Para um experimento em casa, garrafas plásticas vazias de água mineral ou refrigerante são perfeitas. O primeiro tubo sai da tigela superior e desce até o fundo da estrutura. O segundo, que é anexado separadamente do primeiro, sai do tanque inferior, entra no meio e chega quase até o topo. O terceiro tubo vai do fundo do tanque do meio e entra na tigela superior.

Por padrão, todo o líquido está no tanque médio. Para que a fonte comece a trabalhar, você precisa adicionar um pouco de água à tigela superior - então, ao longo do primeiro tubo, o líquido fluirá automaticamente para o tanque inferior até que esteja completamente cheio. Neste momento, a pressão do ar aumentará, que será transmitida através do segundo tubo para o tanque do meio. Ao mesmo tempo, a água também será afetada pela pressão, como resultado da qual começa a subir através do terceiro tubo para a bacia superior e a fluir para cima. Depois de concluir essa tarefa padrão em física, você pode repetir a experiência do grande matemático e inventor grego Heron de Alexandria.

Faça você mesmo fonte de Geron

O site fornece instruções sobre como fazer uma fonte com garrafas de plástico, o que ajudará a concluir o experimento sem erros. Para esta experiência, você pode usar recipientes vazios de qualquer volume. Primeiro você precisa fazer uma tigela da futura fonte - corte um “cone” com um gargalo da altura desejada de uma garrafa. Conecte todos os elementos estruturais, como mostrado na figura abaixo, com orifícios previamente perfurados para os tubos.

É muito simples ativar a fonte do Geron a partir das garrafas: primeiro encha-a com uma quantidade de água igual ao volume da capacidade média, depois aguarde até que ela escoe completamente na parte inferior da fonte e depois vire a estrutura de cabeça para baixo. O líquido começará a fluir para o tanque do meio. Esse processo também é chamado de "carregamento de fonte" porque dura até que toda a água seja drenada. Iniciar a fonte também é simples - adicione um pouco de água na tigela para fechar o sistema e desfrute da vista incrível.

A fonte de bricolage das garrafas funcionará até que a água no tanque do meio se esgote - então será necessário recarregar. Observe que, quanto maiores as garrafas plásticas em volume, mais a fonte funcionará. A altura do fluxo dependerá diretamente da diferença real no nível da água nos tanques médio e inferior. O principal é não se confundir com os canos.

Outro ponto importante que você deve prestar atenção é o aperto das articulações. Por esse motivo, após a montagem, o local de entrada dos tubos nas tampas é preenchido com adesivo ou selante de fusão a quente. Se não houver selante à mão, uma alternativa é usar plasticina comum, mas lembre-se de que é possível vazamento neste caso.

Consumíveis

Para fazer uma mini-fonte caseira, são usados ​​materiais improvisados ​​que podem ser encontrados em qualquer casa:

  • Garrafas de plástico para refrigerante ou iogurte;
  • mangueira flexível, tubos de vidro ou canudos para coquetéis;
  • adesivo ou selante a quente;
  • broca ou prego (para fazer furos).

Se, em vez de tubos rígidos, você usar uma mangueira flexível, nas tampas plásticas (nas juntas) você poderá inserir segmentos do núcleo grosso de uma caneta esferográfica ou conectores de um conta-gotas.

As ferramentas

Para fazer uma fonte, você precisará de um mínimo de ferramentas: uma faca de papelaria ou uma tesoura, uma pistola para trabalhar com cola quente ou outro selante de secagem rápida, uma furadeira elétrica ou uma chave de fenda - se você fizer furos nas tampas.

Se você entende o princípio desta fonte e domina sua fabricação, algo semelhante pode ser feito na casa de campo.

Pin
Send
Share
Send