Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Esse método de restauração de superfície e remoção de ferrugem é adequado para quem deseja devolver as coisas antigas do aço à sua aparência normal e remover vestígios de corrosão.
Provavelmente, muitos de vocês encontraram antiguidades interessantes de sua avó em um armário, ou quando compraram uma casa velha, toda enferrujada e que precisou ser descartada devido à incapacidade de retornar à sua aparência anterior.
Este método remove a ferrugem da superfície do ferro sem estresse mecânico. Vamos usar eletrólise.
Obviamente, esse método não oferece 100% de garantia de recuperação, mas é a maneira mais eficaz que eu conheço.
Você precisará de:
Fonte de energia
Uma tensão de fonte de alimentação de baixa tensão de 6 a 30 volts e uma corrente de 10 amperes. Tirei o carregador do carro. Obviamente, você pode usar fontes com uma menor força de corrente; o tempo do curso da reação química aumentará proporcionalmente e levará um tempo decente. Para controlar o processo, é desejável que a fonte seja equipada com um amperímetro.
Banho de plástico
Um recipiente de plástico ou plástico é um recipiente quimicamente resistente. As dimensões são várias vezes maiores que o objeto cuja superfície você irá restaurar. Recipientes vazios para a construção de tintas ou misturas são adequados.
Você também pode precisar de um segundo contêiner para armazenar a solução. A menos, é claro, que você o armazene. As propriedades da solução durante o armazenamento não são perdidas, a menos que seja necessário misturá-la antes do uso.
Bicarbonato de sódio
O principal componente de iniciar uma reação química estável é a lavagem de refrigerante. Não assa, mas é usado como refrigerante para lavar roupas (carbonato de sódio - carbonato de sódio). Vendido em lojas com produtos químicos domésticos.
Aço para ânodo
Para o ânodo, você precisa de aço - uma chapa de aço, um pedaço de ferro, reforço, etc. Quanto maior a área do ânodo, melhor e mais rápida será a reação química.
Fixação
Um dispositivo para pendurar um objeto restaurado para que todas as superfícies estejam livres. Porque, se você colocar um objeto na parte inferior, as partes que entraram em contato com a parte inferior não estarão sujeitas a recuperação. Peguei um pedaço de cano de plástico e arame.
Fios
Pegue os fios que não são uma pena, para não estragar os fios do carregador de carro.
Medidas de segurança
Todos funcionam apenas ao ar livre. A reação produz uma grande quantidade de hidrogênio, que é extremamente explosivo.
Nunca trabalhe em uma garagem ou outra área fechada.
O plano de preparação é o seguinte:
- Encha o recipiente com a quantidade necessária de água. Adicione refrigerante, na proporção de 1 colher de sopa por 3 litros de água. Mova tudo até dissolver completamente. Para fazer com que o refrigerante se dissolva melhor - tome água quente, se possível.
- Instale o dispositivo para travar o item. Suspenda um item para reconstituição na água para que ele fique completamente imerso na solução. Conecte o fio negativo da fonte.
- Coloque o aço do ânodo na solução. A mordida de aço não pode ser completamente imersa, mas verifique se está submersa mais da metade. Conectamos o contato positivo da fonte ao ânodo. O ânodo deve estar localizado a uma distância do cátodo, de preferência nas laterais do vaso.
Se o cátodo e o ânodo estiverem muito próximos, isso implicará um aumento significativo da corrente no circuito e poderá danificar sua fonte.
Você também pode usar mais de um ânodo, utilizando, por exemplo, várias peças de reforço, para aumentar a área da superfície. Os ânodos devem ser colocados em lados diferentes e conectados ao sinal de mais da fonte. Isso será bom mesmo, já que você não precisa girar o objeto e a reação fluirá uniformemente de todos os lados.
Você também pode restaurar vários itens de uma vez.
Todas as manipulações devem ser feitas apenas com fontes de energia desconectadas!
Como todos os fios estão conectados, tudo está instalado - ligue o carregador. Nós olhamos para o amperímetro. O carregador deve mostrar a corrente que flui através do circuito.
Iniciar restauração da superfície e remoção de ferrugem
Imediatamente após a energia ser aplicada, bolhas aparecem na superfície. Um pouco mais tarde, uma mortalha enferrujada começa a aparecer. Estes são sinais bastante normais de eletrólise normal.
O tempo de reação depende de muitos fatores: corrente, área da superfície do ânodo e do cátodo, temperatura da solução, concentração, etc.
Esse tempo pode variar de meia hora a várias horas, tudo puramente individual.
Você precisa controlar o processo a cada hora. Ou seja, você desliga o carregador, levanta o cátodo dos objetos, vê como a reação ocorreu. Vire periodicamente para que a restauração prossiga uniformemente nos dois lados.
Provavelmente, todo o processo levará várias horas. Tudo vai depender de quanto o item está enferrujado. Nada de terrível acontecerá se a fonte funcionar mais do que o necessário.
Após o uso, a solução pode ser drenada em algum lugar do jardim - não é tóxico. Ou despeje em outro recipiente e deixe até a próxima vez.
Para resumir a restauração da superfície
Quando você levanta o item restaurado pela última vez, notará que, em vez de ferrugem, o item é coberto com uma camada preta de oxidação química, como fuligem. Este suporte deve ser removido. Para a remoção é necessário usar detergente em pó do tipo "Cometa" com uma esponja dura. Em princípio, esta placa é facilmente removida em alguns minutos.
E pronto, você ressuscitou seu item, gastando um mínimo de ação e dinheiro nele.
Isso não é mágico - são as maravilhas da eletrólise.
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send