Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
À primeira vista, não é tão fácil determinar a finalidade deste dispositivo. Um copo de plástico transparente com uma alça; cereal é derramado nele, mas parece que não será cozido: afinal, plástico e espirais não são visíveis, e o cereal não é cheio de água, apesar de haver um fio elétrico. Talvez o produto esteja úmido e precise ser seco? E não parece assim.
Bem, e quando, abrindo a tampa, eles colocavam moedas velhas de vez em quando, ligavam o dispositivo e ele "dançava", então a perplexidade se dissipava instantaneamente. O dispositivo foi projetado para limpeza vibracional de pequenos objetos de metal!
Essa suposição com brilhantismo (no sentido literal e figurativo) foi confirmada quando o dispositivo foi desenergizado e moedas incrivelmente limpas e brilhantes foram extraídas de debaixo da garupa (até os olhos ficaram doloridos!), O que há alguns minutos atrás nos deixou melancólicos e pouco atraentes.
O mesmo aconteceu com parafusos de aço, porcas, buchas de latão ou bronze, e algo mais que obviamente aconteceu no passado. Há muita sujeira, fuligem e ferrugem neles. No entanto, colocados, como as moedas antigas, na garupa em que estavam há algum tempo com a máquina ligada, eles fizeram um milagre - tudo se tornou novo. Simplesmente inacreditável!
É possível fazer algo assim com suas próprias mãos? Sem trabalho! Não é necessário um déficit especial; portanto, todas as pequenas coisas e algum tipo de ferramenta. Mas, para não nos distrair enquanto trabalhamos em um produto caseiro, denotamos, no entanto, o principal necessário.
Ferramentas e materiais necessários
Das ferramentas que você precisará:
- Faca de pintura, tesoura.
- Marcador, caneta esferográfica, régua.
- Furadeira elétrica com um conjunto de brocas, quebra-cabeça elétrico.
- Chaves diferentes, chave de fenda, hexágono.
- Alicates, alicates, arquivo.
- Ferro de soldar, ferramentas de soldar.
- Seringa médica
Materiais necessários para o trabalho:
- Exaustor doméstico.
- Recipiente redondo de plástico com fecho de pressão.
- Um pedaço de madeira compensada multicamada e borracha não grossa
- Molas de aço - 4 unid.
- Parafusos com cabeças e comprimentos diferentes com arruelas e porcas.
- Parafuso com porca.
- Os parafusos são curtos, com cabeças e arruelas largas.
- Cola da marca Motorsil.
- Conector elétrico e interruptor liga / desliga, etc.
O processo de fabricação de vibrocleaning
Vamos começar com as molas de compressão. Eles devem ser suficientemente elásticos com extremidades planas. São as molas com impulsor desequilibrado que fornecerão o processo de vibração.
Para fixar as molas na estrutura com parafusos, inserimos tiras de borracha nos dois lados, que devem formar cilindros quando dobradas (as extremidades das tiras devem convergir no lugar).
Prosseguimos com a modernização do ventilador do computador, cujo rotor consiste em 7 pás e é totalmente equilibrado. Se você fornecer energia ao dispositivo, ele funcionará sem vibrações e batidas.
Para perturbar a balança, em uma das lâminas, perfuramos um furo para o parafuso e o prendemos com segurança no outro lado com uma porca.
Como resultado, a lâmina ponderada durante a rotação criará um desequilíbrio e, se o ventilador não for mantido, fará "piruetas" complexas na superfície da mesa.
Em seguida, cortamos a base inferior do compensado multicamada usando um quebra-cabeça elétrico. Realizamos furos nos quatro cantos usando o gabinete do ventilador como modelo. Em seguida, usando parafusos suficientemente longos com arruelas e porcas, os prendemos com segurança usando chaves e um hexágono.
Estamos convencidos de que o sistema não perdeu seu desequilíbrio. No lado oposto do ventilador, fixamos a rede de proteção com arruelas e porcas, usando as extremidades salientes dos parafusos, nas quais aparafusamos as molas com inserções de borracha, que ao mesmo tempo servem como porcas.
A presença de quatro "pernas" elásticas nos cantos, em conjunto com o desequilíbrio do impulsor, proporciona um processo de vibração multidirecional e de múltiplas frequências da estrutura montada.
Do restante da borracha, usando um pequeno rolamento, caneta esferográfica e tesoura, cortamos 4 círculos, no centro dos quais fazemos pequenos furos. Eles serão necessários para fixar com segurança o recipiente de plástico na base superior do dispositivo, juntamente com quatro parafusos curtos e arruelas de metal.
Em seguida, cortamos a base inferior da peça restante de madeira compensada multicamada, arredondando os cantos e perfurando quatro orifícios, usando o gabinete do ventilador como modelo. Na continuação das diagonais traçadas pelos orifícios opostos, a distâncias iguais, marcamos os centros dos orifícios cegos para mais uma "perna", mas não mais para a mola.
Como suporte, usamos parafusos com cabeças redondas para um hexágono. Para que não criem resistência adicional aos movimentos vibratórios do dispositivo, enchemos suas cabeças com cola da marca “Motorsil”, que após o endurecimento adquire não apenas propriedades de força, mas também elásticas. Para obter uma forma esférica, colocamos cambrices nas cabeças dos parafusos, nos quais a cola é derramada com uma seringa.
Os parafusos modificados desta maneira são parafusados em orifícios cegos que são perfurados com uma broca em locais previamente marcados. Para um ajuste firme e seguro, aperte-os com um alicate.
Agora você pode conectar a base inferior através dos furos já existentes com as pernas de mola da plataforma superior por meio de parafusos, parafusando-os nas "porcas" de borracha nas molas.
Prosseguimos com a instalação da parte elétrica. Precisamos instalar um conector elétrico e um interruptor de duas posições. Como base para eles, usamos um canto de duralumínio. Em uma prateleira, perfuramos um grande orifício sob o conector e dois pequenos orifícios para montagem dos parafusos, por outro - sob o interruptor. Arredondamos os cantos superiores ao longo de um arco de um círculo usando um alicate e terminamos com uma lima.
Agora estimamos quanto tempo deixamos os fios do ventilador com uma pequena margem e cortamos o excesso com cortadores de fio. Passe um fio pela porca de montagem do conector e solde-o a um de seus contatos. Soldamos um pequeno pedaço de fio ao seu outro contato, com o qual o conector será conectado ao comutador. Depois de algum tempo, empurramos os cambrices para os locais de solda, para derreterem ligeiramente e cobrirem firmemente os contatos. Resta apenas uma porca na parte traseira da prateleira para fixar o conector elétrico no espaço fornecido.
Fazemos as mesmas manipulações com o comutador: fixamos na prateleira, soldamos a extremidade do fio curto do conector a um contato e o segundo fio do ventilador ao outro. Resta apenas fixar o canto com os elementos presos com dois parafusos no final da base inferior.
Para facilitar a remoção e a instalação da tampa, fixamos a alça de duralumínio nela com a ajuda de parafusos longos passando pelos orifícios da alça e a tampa com arruelas e porcas.
Agora basta ligar o dispositivo e despejar o cereal no recipiente, e ele está pronto para funcionar. A propósito, o ruído criado pelo nosso produto caseiro é de 58 a 59 decibéis, enquanto o quebra-cabeça elétrico fornece todos os 77 a 78 decibéis.
Testamos o limpador de vibração na prática, carregando alternadamente peças de metal antigas e moedas usadas. O resultado está além do elogio. A propósito, durante a limpeza por vibração, a base inferior fica quase imóvel (o parafuso não cai). Isso indica uma falta de perda de energia.
Melhorias e melhorias
O principal problema é o desequilíbrio do impulsor. Seu rolamento e o eixo do motor não foram projetados para este modo de operação e quebram rapidamente. Você pode sair da situação usando uma unidade com um centro deslocado.
O recipiente de plástico sob a ação da carga ficará entorpecido e depois de um tempo será limpo. A substituição por metal ou vidro prolongará a vida útil do produto.
Na descrição, grãos de trigo foram usados como carga abrasiva, mas grãos e outras culturas de cereais podem ser usados. Para processar a rosca nas peças (em geral, pequenos elementos), é melhor misturar a seção transversal com o grão inteiro. Para materiais duros, podem ser usadas cascas de nozes trituradas e até areia.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send